segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Comitiva do PT realiza ato político em Ipirá  


 Na noite deste sábado, 30/08, o candidato ao governo do Estado pela coligação “Para a Bahia Mudar Mais", Rui Costa (PT), esteve em Ipirá para falar de suas propostas de governo. Várias pessoas estiveram presentes ao evento, que aconteceu na avenida César Cabral. O comício em Ipirá fechou a agenda do candidato, que durante o dia esteve ainda em Vitória da Conquista e Baixa Grande, esta última, cidade próxima a Ipirá. Lideranças políticas, correligionários e outras pessoas das cidades vizinhas, como Pintadas e Mairi, também estiveram presentes.

   O prefeito Ademildo Almeida (PT) afirmou que o candidato Rui Costa é conhecedor dos problemas de Ipirá. “Como secretário de Relações Institucionais levou água para quase todos os povoados do município de Ipirá; água encanada da Embasa”, pontuou o prefeito. O ex-prefeito Diomário Sá, também fez seu pronunciamento como representante do grupo político da 'macacada', dizendo ser “possivelmente o membro mais humilde do grupo”. Aproveitou também para agradecer e destacar os trabalhos na recuperação do sistema de abastecimento de água que recebeu durante o governo de Wagner, o projeto Minha Casa Minha Vida junto ao governo federal e mais recentemente a ordem de serviço para o esgotamento sanitário da cidade. "Ipirá tem uma tradição, a 'macacada' também tem uma tradição. O cancioneiro popular já dizia, 'amor, só se paga com amor'. E tenham certeza, ninguém vai dizer que Ipirá é uma ingrata", completou se dirigindo a Wagner e Rui Costa.


   O candidato Rui Costa (PT) iniciou seu discurso agradecendo a Deus pela superação dos obstáculos que a vida lhe impôs e afirmou que o povo brasileiro e baiano já trafegou pelos dois caminhos (oposição e situação) e que saberá escolher a nova 'estrada'. 








Compromissos assumidos por Rui Costa

   O candidato ao governo da Bahia elencou em seu discurso o que pretende fazer pelo Estado. Aqui estão algumas propostas: Mais Universidades, inclusive a Universidade Federal da Chapada Diamantina; 150.000 vagas de ensino técnico profissionalizante para a juventude, até o final do governo, garantindo o estágio a cada um; bolsa estudo para jovens carentes que estudem em qualquer uma das 4 Universidades Estaduais; criação de mais 3 pelotões especiais da polícia, mais contratação de policiais civis e militares, trazendo para o interior do Estado o que hoje só existe na capital, que é o grupamento aéreo com helicóptero e avião, o que facilita na perseguição e prisão das quadrilhas organizadas; parceria com a iniciativa privada para fazer o monitoramento por câmeras em todas as cidades da Bahia; regionalizar a saúde, com a inauguração de 7 novos hospitais.


               
Na reta final de seu discurso, o candidato ao governo falou em 3 valores que está passando em todo lugar que visita: honestidade, sinceridade e verdade. Rui já foi vereador em Salvador e hoje é deputado federal, e conta que alguns amigos falavam que ele era "muito sincero e verdadeiro e que excesso de sinceridade e verdade em política não dá certo, o povo não gosta de muita sinceridade, perde-se muito voto". Ao que o candidato rebateu: "se eu tiver que perder a eleição pra vereador ou deputado porque sou sincero e honesto, prefiro assim a ter que ganhar mentindo e enganando as pessoas", completa.

       

 O candidato finalizou seu discurso declarando que "a alma, o coração e a garra de quem quer governar a Bahia não é a do ex-vereador, ex-secretário de Estado ou deputado federal, mas sim a daquela criança, daquele jovem que nasceu no morro, na periferia de Salvador", concluiu referindo-se à sua história de superação de vida.

 O atual governador Wagner encerrou a noite de comício. "Creio que ninguém deixa de reconhecer que os 12 anos de Lula e Dilma fizeram uma revolução pacífica no Brasil". O governador ainda afirmou que se seu governo fosse uma Olimpíada, sua equipe de trabalho ganharia várias medalhas de ouro, dado os avanços que conseguiu. No final, durante os agradecimentos aos que estavam presentes, Wagner disse que iria trabalhar para entregar o sonho do prefeito Ademildo, a Companhia Independente da Polícia Militar de Ipirá.      

         

Mídia Ipirá

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Plebiscito consulta população sobre reforma política


Será realizado, de 1 a 7 de setembro, um plebiscito sobre a reforma política no Brasil. A consulta popular será realizada durante a semana da pátria e terá a seguinte indagação: você é a favor de uma Assembleia Constituinte livre e soberana, sim ou não?
  
A Pastoral da Juventude do Meio Popular, ligada à igreja católica, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipirá, são apenas duas de várias outras entidades envolvidas nesse plebiscito. Representante da Pastoral, irmã Ivanês afirma que a entidade tem envolvimento com as questões sociais e na luta popular do povo brasileiro. “Não dá mais a forma como está a instituição política em nível nacional. Acredito muito na pressão popular, não podemos mais esperar reforma de cima pra baixo. Esperar da Câmara ou do Senado que faça mudança política, o que está voltada para o lado pessoal, não vamos ter. Por isso queremos uma Constituinte soberana e exclusiva”, pontua.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipirá faz parte do comitê do município no plebiscito de consulta popular. “É muito interessante essa mobilização social para que mostre a vontade do povo brasileiro por mudanças, e isso se faz com a reforma política”, afirma o vereador Arnor do Sindicato (PT). O vereador ainda lembra que durante as manifestações de junho do ano passado, a presidente Dilma havia sinalizado com essa possibilidade de reforma.

A estimativa é de 10 a 15 milhões de votos, que vão compor um documento junto com abaixo-assinado, a ser encaminhado ao Congresso. Os locais de votação são os seguintes: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paróquia, Sindserp, Sindcal.


Mídia Ipirá

sexta-feira, 8 de agosto de 2014


Comitiva de Paulo Souto visita Ipirá


O candidato ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM), esteve em Ipirá com sua comitiva nesta quarta-feira, 06/08. O candidato caminhou pelo centro da cidade em direção ao clube Caboronga, onde realizou comício para a população local. O candidato lembrou do início de campanhas passadas e destacou que “Ipirá sempre foi o prenúncio de grandes vitórias do grupo político”.
 


Em sua companhia estiveram lideranças políticas locais, a exemplo do advogado Marcelo Brandão (DEM) e do médico e ex-prefeito de Ipirá, Luiz Carlos Martins (PMDB). Também acompanharam o candidato Paulo Souto os seguintes nomes: Joaci Góes (PSDB), candidato a vice-governador; Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao Senado; João Carlos Bacelar (PTN) e Lúcio Vieira Lima, candidatos a Deputado Federal; Augusto Castro (PSDB), candidato a Deputado Estadual; e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM).
“Ipirá é uma cidade que vive a política, isso até se revela pelas disputas locais. Mas vive a política também influenciando nas disputas estaduais, pela maneira como a cidade se incorpora nas disputas, pela maneira como ela vive a política no sentido de tentar obter os melhores resultados para sua população”, observa Souto.

Joaci Góes, filho da terra

O candidato a vice de Paulo Souto, é um legítimo filho de Ipirá. Nascido na fazenda São Bento, próximo ao povoado de Pau Ferro, Joaci Góes não esconde suas origens. “Em tudo que faço na vida, destaco a circunstância de que sou filho de Ipirá”. Goés ainda frisou o papel que desempenhou na formulação do Código de Defesa do Consumidor, quando foi parlamentar, o que para ele “honra com as tradições de inteligência dessa terra”.

De acordo com Góes, com a vitória de Paulo Souto haverá uma revolução pacífica na educação do Estado. “Não há mais sentido em dividir as pessoas em ricos e pobres. Hoje, na sociedade do conhecimento, as pessoas se dividem entre as que sabem e as que não sabem”.

Geddel relembra passado em Ipirá

O candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), ficou explicitamente emocionado em seu discurso, ao lembrar que também em Ipirá encontra raízes do início de sua trajetória política. Geddel traduziu seu sentimento através de uma letra da canção de Elba Ramalho: “Estar de volta a Ipirá é ‘estar de volta ao meu aconchego, trazendo no peito uma grande saudade’”.

 
O início de seu discurso foi pura poesia, com recordações se suas andanças com seu pai, Afrísio Vieira Lima e os encontros com antigas figuras políticas de Ipirá, como Delorme, Zé Leão, Amenar, dentre outros. “Estar de volta a Ipirá é me reencontrar com a primavera de minha vida, com o alvorecer dos meus sonhos”, divaga o candidato.

Em 2006, entretanto, Geddel não esteve no mesmo lado de Paulo Souto. Hoje ele reconhece que foi um erro, por acreditar que a alternativa à época seria uma mudança real, e diz que vai caminhar a Bahia inteira falando isso, mas reafirmando a aliança com o atual candidato do DEM. “Paulo Souto tem hoje um único compromisso, que não é e nem pode ser com a vaidade, porque seria muito pequeno, não é e nem pode ser com a ambição, porque seria muito rasteiro. Paulo Souto tem um compromisso com Ipirá, com a Bahia, com seus filhos e com seus netos. Paulo Souto começa a construir seu compromisso com a história”.


Mídia Ipirá

terça-feira, 1 de julho de 2014

O paradoxo do “bom” festejo junino


O mês de junho, tradicionalmente, tem o forró como o ritmo que embala suas festas. Em épocas mais recentes, com o crescimento da indústria do entretenimento, o São João – a principal festa do mês – se tornou um grandioso filão para essa indústria. Nesse embalo, algumas cidades interioranas, principalmente as de médio porte ou as mais bem situadas regionalmente, decidiram apostar alto, fizeram parcerias de patrocínio e deslancharam com “arraiás de pompa”.


Dessa forma, tem-se a tradição preservada, mais o incremento de ritmos que destoam do puro forró; ou, por outro lado, há mais folia festiva do que propriamente a curtição da tradição junina. Essa é uma tendência consolidada em várias cidades. Qual o modelo mais interessante, justo ou atrativo? Isso é relativo. E o caso que interessa é o da cidade de Ipirá, no Arraiá do Camisão.

A prefeitura propagou a festa na cidade com o destaque para o “puro forró” que marcaria esse ano, o próximo também, quiçá 2016. A festa aconteceu em quatro dias, sendo o primeiro com apresentação de quadrilha e os três dias seguintes com os principais artistas se apresentando no palco principal, com bandas locais e as de maior renome, como Adelmário Coelho, Alcimar Monteiro e Forró dos Plays.

Com o fim dos festejos, o prefeito, em seu programa semanal de rádio, Palavra do Prefeito, fez sua avaliação. Parabenizou toda equipe envolvida nos preparativos da festa e enalteceu os artistas locais. E foi além, ao afirmar ter sido este São João um dos maiores que essa terra já conheceu. Adiantou também que o governo já começa a estudar mudanças importantes de local e, consequentemente, de estrutura da festa.

Notadamente, Ipirá não embarcou nessa de evento “além das tradições” para sua festa de São João, e o gestor municipal alegou que a última grande estiagem, e a necessidade de manter o controle das contas, foram fatores que contribuíram para manter os pés no chão, sem maiores investimentos; de acordo com o prefeito, "não gastaria R$2 milhões para agradar, sobretudo, aos que criticam seu governo".

O impasse quanto ao investimento numa festa de monta, como é o São João, reflete inevitavelmente em toda a economia do município. Desde o cofre público municipal, aos comerciantes locais, que aguardam a chegada maciça de pessoas vindas de outras cidades, para aproveitarem uma boa festa e também o comércio local. Fato é que a grande massa de público hoje, principalmente os mais jovens, incorpora esse novo conceito de mistura de ritmos, tão trabalhado pelo mercado publicitário. 

Mudanças devem acontecer, a começar pela proposta de levar o São João para o parque de exposições, o que ainda será debatido com a comunidade. A situação financeira do município poderá viver um outro momento em 2015 e o governo municipal vai analisar os impactos e as impressões que a festa desse ano deixou.


Mídia Ipirá 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comunicação em pauta


Hoje, 07/04, comemora-se o dia do jornalista. Pra marcar a data, fica esse texto para reflexão, num momento bem oportuno, no bojo das primeiras conversas sobre a implantação do curso de Comunicação Social no território da Bacia do Jacuípe.

Desde já, será muito bem-vindo. Ter um curso desse, numa cidade do porte de Ipirá, ou de alguma outra que compõe esse território, será uma importante contribuição para mudar a mentalidade de que a Comunicação Social (campo que envolve habilitações distintas, a exemplo do Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Marketing) não tem mercado com boas perspectivas em cidades de porte médio a pequeno.

Essa é, definitivamente, uma dificuldade escancarada nos rincões interioranos, sim. Mas uma realidade que pode perfeitamente ser revertida se houver essa conquista. Se for concretizada a vinda do curso, com certeza essa área profissional será melhor avaliada, e valorizada.  

As dificuldades afetam tanto a sociedade que carece de veículos de informação com credibilidade e pluralidade de conteúdo, quanto os próprios governos e as suas respectivas políticas de comunicação, indefinidas e negligenciadas.  

Sem mais, vida longa com reconhecimento digno, a este profissional que tem papel de grande importância na preservação dos ideais democráticos de sociedade.


Mídia Ipirá

quinta-feira, 27 de março de 2014

Secretária fala do atual cenário da Educação em Ipirá


A secretária municipal de educação, Ramistela Santana, compareceu ao programa de rádio Conexão Chapada, na manhã desta quinta, 27/03, para tratar do atual momento da educação no município. Tocando esse “novo projeto de educação” há aproximadamente três meses, a secretária admite a existência de muitos desafios, e diz que está lidando bem com os mesmos. Para isso algumas modificações “necessárias e urgentes” foram implementadas, com mudanças na coordenação pedagógica e também administrativa das escolas. “Algumas modificações têm causado questionamento, mas é possível perceber uma mudança favorável à educação no município”, afirma Santana.

Dentre as mudanças positivas, a secretária aponta a presença de um coordenador pedagógico em cada escola, e acrescenta que essa melhoria se estenderá também às escolas da zona rural. O trabalho de parceria com a saúde também foi ressaltado. “Com relação à dengue, onde os coordenadores estiveram diretamente envolvidos com professores, alunos e comunidade em geral, fizemos um excelente trabalho, durante 15 dias, com a saúde, o que ocasionou a queda de 5.9 pra 1.7 no índice da dengue em nosso município”. A secretária acredita que esse é um resultado da coordenação direta nas escolas.

Santana afirma que a merenda está regularizada em 100% na zona urbana e que na zona rural está em 70%, com previsão de até o final do dia fechar em 100% também. Sobre os problemas com transporte, afirmou já ter entrado em contato com a empresa responsável pela linha de Coração de Maria, denunciada essa semana por incompatibilidade nos horários. “Contratar um transporte mais adequado não é problema, dinheiro pra isso a Educação tem. A gente agradece à comunidade quando esta chega e diz como é que deve ser feito, isso ajuda na gestão. O transporte escolar sempre foi um grande problema em qualquer gestão, mas a gente tem conseguido amenizar com o tempo”. A secretária concorda que os problemas existem e que continuarão existindo, mas a solução vai aparecendo aos poucos.

Outro ponto importante da entrevista foi sobre o alcance dos objetivos de sua nova filosofia de trabalho. “Não tem sido um problema pra gestão, as reclamações. Porque toda crítica, toda reclamação, a gente tem acolhido muito bem, a gente até agradece às pessoas que fazem. Diminuiu bastante. Pela organização, planejamento, pela própria estrutura que a gente tem montado, por fazer o atendimento direto, por levar em conta qualquer crítica positiva, claro, que tenha fundamentação. Existem muitas picuinhas que chegam à secretaria, mas a gente consegue resolver”, garante a secretária.


Estrutura das escolas

A prefeitura iniciou o ano fazendo reforma em diversas escolas do município, no momento o percentual daquelas que já foram contempladas atinge os 70%. "Estamos pintando as escolas, comprando equipamentos e tudo aquilo que é necessário. A educação tem verba pra isso e nós temos investido nisso. Claro que ainda não conseguimos alcançar 100% das escolas, o município é grande, temos 61 escolas, 5 creches... é complicado, mas temos conseguido fazer o nosso trabalho de infraestrutura". Santana sugere que as pessoas observem a infraestrutura das escolas, o índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) correspondente, agora estará presente em cada uma, para que a comunidade tome conhecimento e também para que seja um estímulo a mais para aumentá-lo.  


Primando pelo diálogo

Para a secretária, “tudo tem sido no diálogo, no convencimento do que é melhor não pra pessoa apenas, mas pra qualidade da educação”. Ela entende que todos os ipiraenses têm interesse em melhorar a qualidade da educação, e enquanto estiver ocupando o cargo, fará seu papel.

Ao final da entrevista, fala de algumas ações já realizadas com sucesso, como a Jornada Pedagógica, e outras em andamento como a parceria com o território da bacia do Jacuípe e com a agricultura familiar; fala do diálogo que acontece também com a Uneb, UFRB, Uefs, UAB. Provavelmente ainda esse ano haverá a oferta do curso de matemática, através da UFRB, e também o de comunicação. “São muitas ações, valorizando principalmente a parceria entre as secretarias. Acho que Ipirá nunca viu parceria entre saúde, educação, assistência social e agricultura familiar, e isso tem fortalecido muito a educação e o governo municipal”. Por fim, convida toda a população para a comemoração do aniversário da cidade, que será com micareta e com o resgate da gincana.


Mídia Ipirá

terça-feira, 25 de março de 2014

Mais informação sobre Ipirá!

Este é mais um endereço onde você leitor(a) poderá acompanhar matérias de cunho jornalístico, em Ipirá. O produto informação se tornou artigo de primeira necessidade em nossa época, se alastra com muita facilidade pela internet, e isso é razão suficiente para tratá-la com maiores cuidados e critérios. Esse trabalho tanto influencia, como também abrange espaços cada vez maiores, a exemplo do que já se nota com outros veículos de comunicação da cidade, que se dedicam a fazer o trabalho de circulação de notícias.

A ideia do www.midiaipira.blogspot.com.br é apresentar matérias dos diversos campos de interesse público na cidade, como política, esporte, saúde, educação, cultura, etc. Ou seja, todos os setores que contribuem para a formação da cidadania deverão ser contemplados com a publicação de projetos e iniciativas, como também de carências e problemas que porventura sejam discutidos.

Com características e linhas de trabalho distintas, cada qual sempre agrega algo mais, e nesse embalo o www.midiaipira.blogspot.com.br surge para também deixar sua colaboração.


Mídia Ipirá