sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Plebiscito consulta população sobre reforma política


Será realizado, de 1 a 7 de setembro, um plebiscito sobre a reforma política no Brasil. A consulta popular será realizada durante a semana da pátria e terá a seguinte indagação: você é a favor de uma Assembleia Constituinte livre e soberana, sim ou não?
  
A Pastoral da Juventude do Meio Popular, ligada à igreja católica, e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipirá, são apenas duas de várias outras entidades envolvidas nesse plebiscito. Representante da Pastoral, irmã Ivanês afirma que a entidade tem envolvimento com as questões sociais e na luta popular do povo brasileiro. “Não dá mais a forma como está a instituição política em nível nacional. Acredito muito na pressão popular, não podemos mais esperar reforma de cima pra baixo. Esperar da Câmara ou do Senado que faça mudança política, o que está voltada para o lado pessoal, não vamos ter. Por isso queremos uma Constituinte soberana e exclusiva”, pontua.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipirá faz parte do comitê do município no plebiscito de consulta popular. “É muito interessante essa mobilização social para que mostre a vontade do povo brasileiro por mudanças, e isso se faz com a reforma política”, afirma o vereador Arnor do Sindicato (PT). O vereador ainda lembra que durante as manifestações de junho do ano passado, a presidente Dilma havia sinalizado com essa possibilidade de reforma.

A estimativa é de 10 a 15 milhões de votos, que vão compor um documento junto com abaixo-assinado, a ser encaminhado ao Congresso. Os locais de votação são os seguintes: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paróquia, Sindserp, Sindcal.


Mídia Ipirá

sexta-feira, 8 de agosto de 2014


Comitiva de Paulo Souto visita Ipirá


O candidato ao governo do Estado, Paulo Souto (DEM), esteve em Ipirá com sua comitiva nesta quarta-feira, 06/08. O candidato caminhou pelo centro da cidade em direção ao clube Caboronga, onde realizou comício para a população local. O candidato lembrou do início de campanhas passadas e destacou que “Ipirá sempre foi o prenúncio de grandes vitórias do grupo político”.
 


Em sua companhia estiveram lideranças políticas locais, a exemplo do advogado Marcelo Brandão (DEM) e do médico e ex-prefeito de Ipirá, Luiz Carlos Martins (PMDB). Também acompanharam o candidato Paulo Souto os seguintes nomes: Joaci Góes (PSDB), candidato a vice-governador; Geddel Vieira Lima (PMDB), candidato ao Senado; João Carlos Bacelar (PTN) e Lúcio Vieira Lima, candidatos a Deputado Federal; Augusto Castro (PSDB), candidato a Deputado Estadual; e do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM).
“Ipirá é uma cidade que vive a política, isso até se revela pelas disputas locais. Mas vive a política também influenciando nas disputas estaduais, pela maneira como a cidade se incorpora nas disputas, pela maneira como ela vive a política no sentido de tentar obter os melhores resultados para sua população”, observa Souto.

Joaci Góes, filho da terra

O candidato a vice de Paulo Souto, é um legítimo filho de Ipirá. Nascido na fazenda São Bento, próximo ao povoado de Pau Ferro, Joaci Góes não esconde suas origens. “Em tudo que faço na vida, destaco a circunstância de que sou filho de Ipirá”. Goés ainda frisou o papel que desempenhou na formulação do Código de Defesa do Consumidor, quando foi parlamentar, o que para ele “honra com as tradições de inteligência dessa terra”.

De acordo com Góes, com a vitória de Paulo Souto haverá uma revolução pacífica na educação do Estado. “Não há mais sentido em dividir as pessoas em ricos e pobres. Hoje, na sociedade do conhecimento, as pessoas se dividem entre as que sabem e as que não sabem”.

Geddel relembra passado em Ipirá

O candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), ficou explicitamente emocionado em seu discurso, ao lembrar que também em Ipirá encontra raízes do início de sua trajetória política. Geddel traduziu seu sentimento através de uma letra da canção de Elba Ramalho: “Estar de volta a Ipirá é ‘estar de volta ao meu aconchego, trazendo no peito uma grande saudade’”.

 
O início de seu discurso foi pura poesia, com recordações se suas andanças com seu pai, Afrísio Vieira Lima e os encontros com antigas figuras políticas de Ipirá, como Delorme, Zé Leão, Amenar, dentre outros. “Estar de volta a Ipirá é me reencontrar com a primavera de minha vida, com o alvorecer dos meus sonhos”, divaga o candidato.

Em 2006, entretanto, Geddel não esteve no mesmo lado de Paulo Souto. Hoje ele reconhece que foi um erro, por acreditar que a alternativa à época seria uma mudança real, e diz que vai caminhar a Bahia inteira falando isso, mas reafirmando a aliança com o atual candidato do DEM. “Paulo Souto tem hoje um único compromisso, que não é e nem pode ser com a vaidade, porque seria muito pequeno, não é e nem pode ser com a ambição, porque seria muito rasteiro. Paulo Souto tem um compromisso com Ipirá, com a Bahia, com seus filhos e com seus netos. Paulo Souto começa a construir seu compromisso com a história”.


Mídia Ipirá