sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Por meio de comunicado, Paquetá Calçados informa encerramento das atividades em Ipirá


A empresa Paquetá Calçados, instalada em Ipirá há cerca de 20 anos, divulgou comunicado nessa quinta, 14, dando conta do encerramento de suas atividades na cidade.

“A empresa passa por dificuldades financeiras que comprometeram sua capacidade produtiva, ocasionando o encerramento das atividades”, diz um trecho do comunicado.

Há a expectativa pelo aproveitamento do pátio da fábrica e a instalação de uma outra indústria. Entretanto, ainda não há nenhuma confirmação a respeito.  

A presidente do Sindical, Arlete Silva, concederá entrevista ao Ipirá City na noite dessa sexta, 15, e trará detalhes sobre o quadro de momento.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Dudy reitera foco no enfrentamento à seca e cancela festa de réveillon


“Contrassenso muito grande”. Assim o prefeito de Ipirá, Dudy, definiu eventuais comemorações em praça pública, nesse fim de ano, diante do quadro de estiagem que assola o município de Ipirá. As informações foram prestadas no programa institucional da prefeitura, nessa quinta, 14.

“Nosso foco agora é colocar todas as energias em soluções, para ajudar a população de Ipirá”, afirmou o prefeito sobre as iniciativas para superar os efeitos provocados pela seca no município. Dudy disse que se for necessário, vai buscar água em municípios vizinhos. “O que for preciso, vamos fazer, para unir forças e sair dessa situação”, pontuou.

O prefeito lembrou do decreto de emergência no município e avisou que está encaminhando um ofício para o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, solicitando cestas básicas para o município, ração para a agricultura familiar, e também tenta intervenção do governo federal para subsidiar a compra do milho, pelos produtores, na Conab.

"Devido ao período de estiagem e decreto de situação de emergência reconhecido pela União, o município de Ipirá não realizará os festejos de réveillon no dia 31/12", diz em nota publicada nas redes. 

Vice-prefeita Nina Gomes

Na última sexta-feira, 08, durante entrevista em programa de rádio, a vice-prefeita de Ipirá e pré-candidata confirmada ao pleito do próximo ano, Nina Gomes, havia questionado sobre as ações realizadas pelo município, a partir do decreto de emergência publicado em 18 de outubro.

“Quando a gente fala de seca, a gente não pode dizer que não vai existir ou quando vai existir. A seca existe. Têm políticas públicas que se pode trabalhar com prevenção”, afirmou a vice-prefeita, alertando para a necessidade de minimizar os efeitos provocados pela estiagem, com mais orientações aos produtores. De acordo com a vice-prefeita, não basta apenas publicar o decreto de emergência, é preciso divulgar as ações entre os munícipes e representantes das mais diversas localidades do município.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Ipirá: Com rejeição a emendas, Câmara aprova orçamento de 225 milhões para o município, no ano de 2024


 A Câmara de Vereadores de Ipirá votou a LOA (Lei Orçamentária Anual), com o valor de 225 milhões, para as ações da prefeitura no exercício 2024, na sessão  dessa terça, 05. Quatro emendas foram rejeitadas, e uma outra teve o pedido de retirada aceito.

A emenda 01, de autoria dos vereadores Luma Gusmão e Edson Carneiro (Suíta), visava a destinação de 500 mil reais do apoio às atividades civis e culturais, para a construção do Centro de Comercialização de Produtos Agropecuários. Por 7 x 4, os vereadores presentes não aceitaram a emenda.

Emenda 02, para a construção de gestões do programa de incentivo financeiro, foi retirada pelos autores.

A emenda 03, de autoria dos vereadores Luma Gusmão e Edson Carneiro (Suíta), seria para construção, ampliação e melhoria de estádio, campos e parque de exposição. Essa emenda tinha como objetivo retirar 500 mil da manutenção de serviços técnicos e administrativos, do gabinete do prefeito. Por 7 x 4, os vereadores votaram pelo não à emenda.

Emenda 04, de autoria dos vereadores Luma Gusmão e Edson Carneiro (Suíta), dispunha sobre a manutenção de ações ambulatoriais de média e alta complexidade. A emenda visava a retirada de 400 mil da manutenção dos serviços técnicos e administrativos da secretaria da Fazenda. Também por 7 x 4, os vereadores votaram não.

A última emenda apresentada, nº 05, de autoria dos vereadores André da Saúde, Edson Carneiro (Suíta) e Luma Gusmão, tinha como proposta um limite de até 10%, como reforço na dotação orçamentária, em créditos suplementares, para manejo do poder executivo, do valor total do orçamento. Emenda também rejeitada. A suplementação ficou mantida em 100%, a critério do poder executivo.

O vereador Deteval Brandão falou em nome do PSD e da base do governo, disse que não é contrário ao esporte e à vaquejada no município, e reforçou que pode conseguir essas melhorias nos equipamentos públicos, através de emendas com o senador Otto Alencar e alguns deputados. Com relação à rejeição da emenda sobre a Saúde, o vereador disse que já tem licitação em andamento para novos laboratórios, daí o não à emenda apresentada.

O vereador André da Saúde disse ser fake news a afirmação de Deteval de que o orçamento dobra com a permissão de 100% na suplementação, pois o gestor pode retirar de uma rubrica e colocar em outra. “Esse negócio de que dobra o orçamento, onde é que tá isso? Essa Casa aqui, eleita para representar o povo, hoje representa a decisão do prefeito”, afirmou André.

Luma disse que as emendas que não passaram, seria uma forma de incentivo ao prefeito para que fossem feitas as melhorias ventiladas, e que poderiam ser utilizados, também, os recursos livres do município para tanto.

A bancada oposicionista se manifestou pela abstenção na votação do orçamento, em função da rejeição das emendas. De acordo com o vereador Divanilson Mascarenhas, as emendas são todas em benefício da comunidade.

 

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira