sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

“A arte de qualquer forma manifestada sempre encanta”

A apresentação teatral de logo mais à noite, “Medida por Medida”, espetáculo adaptado da obra de William Shakespeare, será o primeiro grande passo para dar o upgrade nas manifestações culturais de Ipirá. Quem está à frente desse desafio, como diretora de Cultura, Esporte e Lazer do município, é a professora Marina Sodré Barreto, licenciada em Letras Vernáculas pela Uneb, pós-graduada em Metodologia da Língua Portuguesa e Literatura, especialista em Produção e Revisão de Textos. Sodré leciona na rede municipal de ensino de Ipirá e no Colégio Maria Montessori. A nova diretora gentilmente concedeu essa breve entrevista, que você acompanha a seguir.

Por Diogo Souza


Como explica sua aptidão para lidar com a arte?
Marina - Desde criança sempre fui envolvida em atividades culturais no município de Piritiba, minha cidade natal. Participava de festas de reisado, gincanas culturais, festivais da canção, bandas musicais, grupo de teatro, capoeira, enfim, as manifestações culturais sempre estiveram ligadas à minha história; mas o meu maior legado são as festas juninas e cantorias na casa de minha avó D. Eslud. 


Alguma atividade ou ramo cultural desperta seu interesse com mais afinco, ou quem gosta de cultura, por tabela gosta das artes de modo geral?
Marina - O fato de ser formada em Letras sempre faz com que a Literatura esteja presente em minha vida; mas a arte de qualquer forma manifestada sempre encanta. 


Assim que recebeu o convite, houve alguma recomendação de quais seriam as diretrizes de trabalho? Quais são?

Marina - Sim. Aceitei o convite do prefeito Marcelo Brandão que me lançou o desafio de resgatar a cultura ipiraense. Marcelo tem uma preocupação como gestor de criar novos espaços culturais, criar um calendário cultural para o município, captar recursos para desenvolvermos atividades culturais direcionadas a crianças e jovens, etc. 

É muito comum, e isso não é exclusividade de Ipirá, uma atenção menor com relação à cultura por parte do poder público, em comparação com outras áreas. Na semana passada, foram publicadas imagens do local onde deveria estar funcionando a diretoria, são imagens que denunciam o abandono que a Cultura estava vivenciando. Quais foram as impressões que estas imagens te causaram?
Marina - Quando fomos fazer uma vistoria nos primeiros dias de gestão para organizar o local, fiquei chocada com o que presenciei, as fotos falam por si. A partir de agora não há mais o que se lamentar, temos muito trabalho a fazer para reestruturar os patrimônios culturais materiais e imateriais da cidade. 



Existe uma fórmula para incrementar o gosto popular pelas atividade culturais?

Marina - Fórmulas mágicas não existem, mas podemos oferecer diversas atividades relacionadas à cultura, esporte e lazer para que a população tenha oportunidade de conhecê-las: peças de teatro, festivais, mostra de filmes, palestras, campeonatos, enfim, para apreciar cultura e arte é preciso que as mesmas sejam ofertadas livremente. 

Cultura, Esporte e Lazer permanecerão aglutinados sob sua responsabilidade, ou haverá algum tipo de separação?
Marina - A Diretoria abrange Cultura, Esporte e Lazer, com o tempo iremos estruturar todos os segmentos da diretoria. 

Do plano de governo consta a criação da concha acústica, na praça Roberto Cintra; o Festival da Juventude, como grande novidade, exaltando o Pop-Rock nacional e a MPB; o fomento à vaquejada e a Festa do Couro com maior amplitude. Estas são algumas, dentre outras ideias do novo governo. A sra. tem novos projetos para agregar aos já existentes? Quais são?

Marina - A orientação do prefeito Marcelo Brandão é materializar tudo o que foi proposto no seu plano de governo. Novos projetos surgirão ao longo do tempo. 


Já nessa quarta-feira, 11, teremos aqui na cidade o ponta pé inicial de eventos culturais no governo “Orgulho de Viver Aqui”. Fale-nos um pouco mais sobre a peça “Medida por Medida”, espetáculo adaptado da obra de William Shakespeare, grande escritor e dramaturgo inglês. Porque o público ipiraense deve prestigiar esse espetáculo?

Marina - O Grupo Teatro Popular de Ilhéus fez uma releitura linda da obra, uma comédia leve, bem estruturada, fomentada pelo governo do Estado da Bahia. Todos devem prestigiar porque estamos tendo a oportunidade de assistir um grande clássico da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário