terça-feira, 29 de maio de 2018

Em entrevista, prefeito Marcelo Brandão fala de impacto do movimento dos caminhoneiros em serviços essenciais e adiamento da ExpoIpirá 2018; programação do São João segue incerta



O prefeito Marcelo Brandão falou ao programa Conexão Chapada nessa terça, 29. Em pauta, estava o movimento dos caminhoneiros Brasil afora, que contou com a adesão significativa dos profissionais de Ipirá. MB disse que o movimento era “legítimo e que representava o sentimento do brasileiro”.

Sobre os reflexos para o município, dessa paralisação, o gestor disse que tomou medidas, a exemplo de reserva de combustível para serviços essenciais, como Saúde, e falou em apelo aos caminhoneiros. De acordo com o prefeito, prepostos da prefeitura foram conversar com o comando da greve, ontem, para tentar a liberação de dois caminhões-pipas que pudessem atender aos anseios básicos em Saúde e Segurança. Ainda de acordo com o prefeito, os caminhoneiros pediram que fosse feito um ofício. “Conclamo que atendam a essa passagem dos carros para que o município tenha condições de atender os requisitos mínimos num momento de emergência como esse”, disse.

A respeito dos serviços de infraestrutura, o prefeito informou que apenas envolveria a pasta em trabalhos de “absoluta emergência”. Segundo MB, os serviços em estradas ultrapassavam 60% do território municipal, há dois meses, quando houve novas chuvas. O projeto Estradas, de maior complexidade, envolvendo encascalhamento em todas as vias que cortam o município, aguarda deflagração. O trecho que liga a sede ao Ipirazinho serviria como projeto piloto. A ideia foi comunicada há pouco tempo no Papo Reto.

Outro assunto tratado na entrevista foi o adiamento da ExpoIpirá que aconteceria nesse final de semana, de 1º a 3 de junho. As dificuldades em abastecimento e deslocamento pela falta de combustível, comprometem a realização do evento agora.

O gestor municipal preferiu não falar sobre a aprovação do projeto de Lei 311/18, na última quinta, 24, que autoriza o município a conceder a administração de bens públicos municipais, como Mercado de Artes e Centro de Abastecimento.

A programação do São João 2018 também não foi abordada, a 3 dias do mês de junho. A prefeitura guarda em segredo o que havia sido informado estar pronto, no prazo máximo do dia 19 de maio.


Por Diogo Souza

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Com projeto de pouco conhecimento da população, vereadores se voltam contra repercussão nas redes sociais, sobre concessão de bens públicos em Ipirá; prefeitura não se manifesta, Papo Reto não foi ao ar nessa sexta, 25



A Câmara de Vereadores de Ipirá aprovou, em sessão extraordinária na tarde dessa quinta, 24, o projeto de Lei nº 311/18 que trata sobre a concessão na administração de bens públicos do município, como mercado de artes e centro de abastecimento. O projeto foi aprovado em duas sessões, num placar de 10 a 5. Jaildo do Bonfim e Benedito do Leite, da base de oposição, foram favoráveis ao projeto do governo, que precisava de 2/3 dos vereadores, para passar.

O presidente da Câmara, Divanilson Mascarenhas, disse que o projeto foi discutido com a oposição e que esta cobrou para onde seriam destinadas as concessões. O edil afirmou que foi colocada emenda e que a concessão de dará para “feira livre e mercados, quiosques e mercado de arte”. O art. 2º diz que a concessão de uso será onerosa, por prazo determinado, não excedente a 20 anos, e decorrente de processo licitatório.

Sob acusação de que foi uma votação apressada e sem muita discussão com os comerciantes e feirantes diretamente envolvidos nessa proposta, Mascarenhas falou em preocupação pela forma como a notícia foi propagada nas redes sociais. “Publicaram muito em rede social que o prefeito iria terceirizar todo logradouro público. Fizeram terrorismo, na verdade”, reclamou.

O presidente da Câmara falou que houve emenda para que o espaço de quem já comercializa, seja preservado. Será criada uma Comissão fiscalizadora de acompanhamento de edital do projeto, com 2 membros da Câmara, 1 membro do mercado de arte, 1 membro do centro de abastecimento e 1 da sociedade civil.

Laelson Neves também se posicionou sobre a repercussão nas redes. “Não se pode ter comentário sem que a população tenha acesso ao projeto”. O vereador também direcionou contra a imprensa local, acusando de “notícias falsas” o que estava sendo dito, até se confirmar a aprovação do projeto que havia sido publicado, com antecedência. O líder de governo, Suíta, fez menção também às emendas colocadas que trariam segurança aos que já possuem seu comércio nesses espaços.

Segundo o presidente da Casa, a bancada de situação se comprometeu a não permitir nenhum veto às emendas apresentadas.


Projeto de pouco conhecimento da população

A queixa por parte da oposição se assenta na intempestividade com que o projeto foi colocado para votação na última terça, 22, e a providência por parte do presidente da Câmara em realizar a votação definitiva dois dias depois, na tarde dessa quinta, 24.

Com as informações do que estava acontecendo nos bastidores chegando ao conhecimento dos veículos de comunicação, e sem nenhum esclarecimento espontâneo e oficial dos envolvidos na elaboração e aprovação do projeto, houve um alastramento das conversas sobre o que viria a se consumar na votação dessa quinta.

O programa institucional da prefeitura de Ipirá, Papo Reto, não foi exibido na manhã de hoje, 25, como aconteceu nas últimas semanas. Houve uma quebra de expectativa quanto ao posicionamento oficial do Executivo não só pela aprovação do projeto de concessão acima abordado, como também pelo adiamento do anúncio da grade festiva do Arraiá do Camisão 2018, a menos de um mês do início dos festejos juninos na região.


Por Diogo Souza 

terça-feira, 22 de maio de 2018

Arraiá do Camisão 2018: prefeito MB disse, na última sexta, que a grade de atrações seria fechada, “no máximo”, até o último sábado, dia 19



Faltando exatamente um mês para o Arraiá do Camisão 2018, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de junho, a contratação oficialmente confirmada, com direito a tentativa de suspense, é a dupla de irmãs sertanejas, Maiara e Maraisa.

Especulava-se que outras duas atrações estariam certas, e estas seriam o forrozeiro Dorgival Dantas e a banda Cavaleiros do Forró. Entretanto, conforme informação veiculada hoje, pelo programa de rádio Canal Aberto, da Ipirá AM, pode ter havido alteração. De acordo com o programa, Solange Almeida (ex - Aviões do Forró) e Calcinha Preta, substituiriam os citados acima. Mas nada oficial, por enquanto.

Pelo que foi dito no programa institucional da prefeitura, o Papo Reto da última sexta, 18, a grade com as atrações deve estar pronta, e agora apenas aguarda a vinheta ir ao ar, isso se não optarem pelo anúncio gradual, como já esboçou o prefeito em programas anteriores. “O São João de Ipirá será de grande brilho”, falou MB na última sexta.

A população tem se manifestado, nos últimos dias, pelas redes sociais, com certa descrença a respeito do que está por vir nos festejos juninos daqui da cidade, nesse ano, em virtude dessa indefinição. O programa da prefeitura, na próxima sexta, deve apresentar um desfecho sobre a situação.


Por Diogo Souza 

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Carta de intenções: Quais projetos para Ipirá o prefeito Marcelo Brandão teria levado ao vice-governador João Leão, em encontro nessa segunda?



O prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão (DEM), publicou nas redes hoje, 21, mensagem em que mostrava uma foto de braços dados (acima) com o vice-governador baiano, João Leão (PP). Apesar do “laço” de proximidade e cordialidade entre os dois, que a imagem inspira, a mensagem deixada pelo prefeito de Ipirá, foi no fio da esperança.

“Estive em audiência com o Vice Governador João Leão, nesta segunda feira, fiz o convite para ExpoIpirá e apresentei projetos de interesse para Ipirá, pedindo que o Estado olhe pra nossa terra”, postou o prefeito.

O prefeito foi cortês ao convidar Leão para a ExpoIpirá, que terá início na sexta, dia 1º de junho, e vai até o domingo, dia 3, mas preferiu o suspense sobre o que pede nesse momento para o município. Olhar pela cidade, é mais do que desejado. Contudo, para a população minimamente instruída, que lê o que se passa nas redes sociais, seria mais interessante ser claro sobre a “carta de intenções” entregue nessa segunda.

Portanto, a impressão deixada é a de que a imagem ficou bonita na forma, mas vazia no conteúdo. Seria de bom tom retomar, reavaliar ou até reprogramar esses tais “projetos de interesse para Ipirá”, conforme escreveu na mensagem de hoje. Esse mesmo público a quem se dirige a mensagem agora, é o que aguarda ou cobra pelos resultados depois.


Por Diogo Souza

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Prefeito Marcelo Brandão responde às críticas com reconhecimento: “Tá faltando muita coisa!”



No Papo Reto dessa sexta, 18, o prefeito de Ipirá, Marcelo Brandão (DEM), reportou-se às queixas da população a respeito dos serviços públicos sob os cuidados do governo municipal. “Aqui o papo é reto, sim! Tem pessoas que dizem aí: ‘ah, falta isso, falta aquilo’. Gente, tá faltando muita coisa, a gente sabe de tudo isso”, ponderou MB.

O prefeito voltou a falar de crise e aproveitou para colocar Ipirá, mesmo assim, fora do contexto de pior situação em que outros municípios estão. MB tratou em seu discurso, como “ausência completa” do estado, em aporte para a cidade.

Na última visita de Rui Costa (PT) a Ipirá, em 21 de março desse ano, o prefeito fez o papel de bom anfitrião e arriscou um agradecimento: “Com as carências do município e pela falta de infraestrutura que encontramos, qualquer benefício é muito bem-vindo. Agradeço a visita do governador e os benefícios anunciados”, postou nas redes sociais.

Na ocasião, Rui Costa esteve presente em ato público para entrega de equipamentos (trator e ambulância), anúncio de projetos e obras envolvendo aumento de oferta de água para o interior do município, celebração de convênio para retomada da obra do esgotamento sanitário da cidade, e novas instalações da fábrica Escola do Couro.





Arraiá do Camisão 2018

O prefeito tratou do São João, mas não anunciou novidades hoje. Semana passada foi confirmada a primeira atração, que é a dupla sertaneja Maiara e Maraisa. MB afirmou que hoje, ou no máximo amanhã, fechará a grade de atrações que se apresentarão nos dias 22, 23 e 24 de junho.



Por Diogo Souza

segunda-feira, 14 de maio de 2018

‘É a vez e a voz do povo’ em extensão (VI): imagem do governo municipal degringola, sem esboçar reação, aos olhos da comunidade ipiraense



Cada dia que passa, um novo choque na ordem pretendida, se faz presente abaixo das expectativas positivas criadas. A gestão do ‘Orgulho de Viver Aqui’ está caminhando a passos largos na direção do descumprimento considerável do que havia sido pregado, durante anos, pelo atual gestor dos recursos do município de Ipirá.

Seguir à risca tudo o que já foi martelado em rádio, sobre os desmandos de ordem pública, durante gestões passadas, parece importar pouco, hoje em dia. Até mesmo o eleitorado da zona rural, a quem as conversas bem articuladas em promessas sedutoras, poderiam atingir de forma diferenciada, já está tomando nota, através do boca a boca de rua, das incongruências entre discurso e prática, nas ações do governo. A velocidade da informação, através das redes sociais, tem permitido mostrar isso.

Um fator que contribui para que essa percepção se sustente, é a de que o tempo de “efetiva transição” de governo já passou. Tanto é que nos discursos habituais do prefeito, já está sendo deixado de lado. A ideia de que não se pode ficar olhando mais pelo retrovisor, precisa, mais do que nunca, ser explorada. Mas não há sinais de que isso possa acontecer. Há quem diga, dos mais próximos aos que estão à margem, que já começou errado. E quem começa errado... Bom! Talvez corrija o rumo.

Mas nas eleições desse ano, o prefeito de Ipirá vai apoiar um candidato, que já começa a largada metros atrás do atual governador. Num contexto em que há muitas queixas de que Ipirá está desassistida pelo estado, o cenário é bastante adverso para que MB surpreenda positivamente a opinião pública, diante do que já tem feito, ou não, até aqui.



Por Diogo Souza

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Papo Reto em ritmo de festa: programa da prefeitura foca nas festividades de junho, e pouco ou nada fala sobre os problemas e projetos que envolvem Ipirá nesse momento

Os problemas são vastos, mas o que vai ao ar para discussão e conhecimento da comunidade, continua sendo criteriosamente calculado.


Poucos assuntos movem tanto a multidão, como falar de festa. Com ela a alegria impera, sem ela a tristeza e as críticas se instalam. E agora tem surgido uma corrente dos que pensam que os recursos destinados à sua realização, poderiam atender a outras demandas de maior apelo popular.

A pouco mais de um mês dos festejos juninos, o programa institucional da prefeitura de Ipirá, tenta “surpreender” com mais do mesmo, e aproveita para deixar em segundo plano a discussão de propostas em andamento, sequer mencionadas no programa. A tendência é tratar superficialmente o que não estiver diretamente relacionado com a ExpoIpirá e o Arraiá do Camisão, nos próximos 40 dias, pelo menos.

A ideia do governo é anunciar as “novidades” do São João aos poucos. E com isso vai ganhando tempo e ocupando espaço no Papo Reto, numa eternidade para rádio, que são os 30 minutos do programa. 

Hoje a expectativa foi criada em torno da confirmação da primeira atração, que será a dupla sertaneja Maiara e Maraisa. Sites locais se anteciparam e publicaram, dias atrás, o que seria a grade das principais atrações. Na primeira, cravaram certeiro. Agora falta a confirmação de Dorgival Dantas e Cavaleiros do Forró.


Assalto aos bancos

No programa de hoje, 11, foi aberta uma brecha para tratar dos assaltos aos bancos, que aconteceu na madrugada da última sexta, 04. O prefeito Marcelo Brandão disse, ligeiramente, que manteve contato com as agências que sofreram os ataques. “Há uma expectativa de cerca de 90 dias para tudo se estabilizar”, disse.

Na manhã de sexta, 04, depois do ocorrido, o prefeito afirmou que a ideia naquele momento seria trazer a 98ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), que fica instalada próxima ao condomínio Flor da Chapada, para o centro de Ipirá. Hoje falou, quase que imperceptivelmente, que a Companhia ficará lá mesmo, e que a prefeitura dará todo apoio.


Estradas

O prefeito disse que ontem houve uma reunião “muito boa” com funcionários da Infraestrutura. “A gente vai fazer uma arrumação em alguns setores do município, pra que a gente possa fazer festas bonitas”, afirmou.

MB citou algumas localidades onde as máquinas estão realizando serviços de recuperação de estradas. No entanto, nunca houve esclarecimento sobre o projeto “Estradas”, que teria como piloto a implantação nesse trecho que liga a sede ao Ipirazinho. Esse projeto, conforme já foi dito por MB, prevê “captação de cascalho em todo município”, e esse teste que seria feito até o Ipirazinho, deveria analisar custos envolvendo o rolo compactador. 

Esse projeto estava previsto para já ter tido seu início, e os reparos que estão sendo feitos agora, deixam a dúvida se realmente serão tocados de acordo com o que havia sido pensado antes.


Por Diogo Souza

sábado, 5 de maio de 2018

Roubos a bancos na Bahia registram queda de 26,5% em 2018

Nos quatro primeiros meses de 2018, foram registrados 25 roubos a bancos em todo o estado 


O número de roubos a bancos na Bahia apresentou queda de 26,5% nos primeiros quatro meses de 2018, quando foram registrados 25 casos no estado. A redução acontece pelo terceiro ano consecutivo, segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA).
Neste período, 50 assaltantes de banco foram presos e oito morreram. Além disto, cerca de uma tonelada de explosivos foi apreendida, assim como 21 armas, entre elas cinco fuzis. 
Em Salvador, foram registrados quatro roubos a banco em 2018, contra cinco no ano passado, o que representa uma redução de 20%. Na região metropolitana, o número de casos sofreu redução de 83,3%, com apenas uma ocorrência foi registrada, contra seis em 2017. 
Já no interior do estado, foram computados 20 roubos em 2018, contra 23 no ano passado, o que representa uma queda de 13%.

Ocorrências
De acordo com o balanço do Sindicato dos Bancários da Bahia, foram 24 ocorrências registradas até o final do mês de abril. A maior parte delas está relacionada a explosões de agências (15). Em seguida, estão as explosões de caixa eletrônico (2), tentativas de explosão (2), arrombamentos de caixa eletrônico (2), arrombamento de agência (1), tentativa de arrombamento (1) e tentativa de assalto (1).

Fonte: A TARDE

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Após ataque a bancos nessa madrugada, prefeito Marcelo Brandão fala em trazer para o centro a 98ª CIPM: “Coíbe mais essas práticas”

Prefeito MB com o Capitão da 98ª CIPM, Valdino Sacramento

O município de Ipirá passou por momentos de pânico e apreensão na madrugada dessa sexta, 04. Cerca de 30 homens, fortemente armados e fazendo constantes disparos, ocuparam diferentes áreas da cidade, e uma parte ficou encarregada de explodir os caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Bradesco, localizadas na praça Roberto Cintra, área central da cidade. Esse é o 28º ataque a banco no estado, nesse ano.

Hoje pela manhã, o prefeito Marcelo Brandão se pronunciou sobre o ocorrido e falou em trazer para o centro da cidade, a 98ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), que hoje está localizada próxima ao condomínio Flor da Chapada. MB afirmou que trataria desse assunto diretamente com o comando de Itaberaba (Coronel Valter), e com o comando local, através do Capitão Valdino Sacramento. “Essa é a nossa ideia. Acho que no centro da cidade a polícia coíbe mais essas práticas”, disse.

A estratégia do grupo nessa madrugada, envolveu diferentes ações. Uma parte colocou fogo num veículo em frente à sede da 98ª Companhia Independente da Polícia Militar, para dificultar a saída de policiais; outro grupo fez reféns, passageiros em tratamento fora do domicílio (TFD), que aguardavam o momento de saída para Feira e Salvador, na casa de passagem localizada na “rua da quadra”, próxima à praça onde estão os bancos. Há relatos também de que alguns deram cobertura nas principais vias de acesso à cidade. A ação durou cerca de 40/50 minutos e não deixou feridos.

Confira a nota da PM, publicada pelo site do Correio da Bahia: "Os assaltantes atearam fogo nos veículos e efetuaram disparos de arma de fogo nas mediações da sede da 98ª CIPM e da delegacia local, mas não há registro de feridos. Nas proximidades das agências bancárias, os indivíduos bloquearam a via com um ônibus da secretaria de saúde do município, liberando as mulheres. Os homens foram levados como reféns, mas posteriormente liberados nas proximidades do Povoado de Pau Ferro, em Ipirá".

O delegado Caryl Oliveira foi procurado pelo Correio e disse que o clima está tenso na cidade. Destacou que não há feridos e foi sucinto: "Estamos em investigação e não podemos falar mais nada neste momento".

O Correio informa as guarnições envolvidas nesse trabalho de cooperação: Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) / Semiárido e Chapada, da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/ Rondesp Chapada, do Grupamento Aéreo (Graer) e da 98ª CIPM. Todas as unidades estão realizando rondas, buscas e abordagens a procura de suspeitos na região.

De acordo com o site, Bradesco e Banco do Brasil foram procurados, mas sem retorno até então.


Por Diogo Souza com informações do site Correio da Bahia

Voto impresso estará disponível em 23 mil urnas na eleição de outubro

Conforme definido pela Lei nº 13.165/2015, que determinou a obrigatoriedade da impressão do voto, o eleitor não terá contato direto com o comprovante de votação, podendo apenas verificar visualmente se o que está impresso no papel condiz com o que aparece na tela da urna eletrônica.


Agência Brasil - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão administrativa nesta quinta-feira (3), a resolução que define as regras para implantação gradual do voto impresso, que começará nas eleições gerais de outubro deste ano. Ao todo, 23 mil urnas eletrônicas, todas equipadas com um módulo de impressão, serão distribuídas de forma proporcional ao eleitorado de cada unidade da federação. Conforme definido pela Lei nº 13.165/2015, que determinou a obrigatoriedade da impressão do voto, o eleitor não terá contato direto com o comprovante de votação, podendo apenas verificar visualmente se o que está impresso no papel condiz com o que aparece na tela da urna eletrônica.

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) deverão definir, entre 23 de julho e 31 de agosto, quais seções eleitorais receberão os equipamentos. Segundo a resolução, devem ter preferência locais que disponham de infraestrutura adequada e facilidade de acesso para eventual suporte técnico. Além das 23 mil urnas equipadas com módulo de impressão, uma reserva técnica de 7 mil urnas adaptadas estará disponível para substituição dos equipamentos, em caso de necessidade. O número de urnas com impressoras representa pouco mais de 5% do total de 550 mil terminais eletrônicos de votação que serão distribuídos em todo o país. De acordo com o TSE, a empresa contratada deverá entregar os equipamentos até 10 de setembro.

São Paulo, que reúne o maior eleitorado do país, com mais de 33,2 milhões de pessoas aptas a votar, é também o estado com o maior número de urnas eletrônicas equipadas com módulo de impressão: 5.208. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 2.482, e Rio de Janeiro, com 1.951. Roraima, que tem o menor número de eleitores no país, pouco mais de 328 mil pessoas, contará com urnas adaptadas em 52 seções eleitorais.

O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse que a implantação do voto impresso em todas as urnas eletrônicas seria impossível já neste ano, tanto por questões financeiras quanto por dificuldades técnicas. Os módulos de impressão, se fossem instalados em todas as urnas, custariam cerca de R$ 2 bilhões, informa o tribunal. Uma ação direta de nconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República (PGR) tenta impedir a reintrodução do voto impresso no país. A alegação é de que a impressão poderia comprometer o sigilo do voto, que é uma cláusula pétrea da Constituição Federal. A ação é relatada pelo ministro Gilmar Mendes.

Para Fux, a segurança da urna eletrônica “tem sido demonstrada pela votação paralela e pelo Teste Público de Segurança (TPS), quando hackers testam os sistemas da urna eletrônica”. Ele lembrou ainda que,neste ano, foi instituída a realização de uma auditoria da urna uma hora antes da votação.

Ipirá tem madrugada de terror com explosões a banco e reféns

Agências ficaram destruídas após explosões

O município de Ipirá, no centro-norte da Bahia, foi alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira, 4. Cerca de 30 homens fortemente armados chegaram na cidade atirando e causando terror entre os moradores.
Eles se dividiram em quatro grupos e cada um atuou com um foco. Um bando, por exemplo, atacou as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, explodindo as unidades bancárias. Elas ficaram totalmente destruídas. A cidade tem outras três agências da Caixa, Banco do Nordeste e Sicoob, que não foram alvos dos criminosos.
Durante o ataque, outros dois grupos de assaltantes seguiram para a frente da companhia da Polícia Militar e da delegacia territorial (DT) para impedir a saída dos policiais. De acordo com a polícia, eles não chegaram a atirar em direção à DT, mas colocaram veículos bloqueando a passagem das viaturas.
Os criminosos ainda foram até uma casa de passagem, espécie de hospedagem onde pessoas aguardavam amanhecer para viajar para Salvador para fazer tratamento de saúde, e fizeram os pacientes de refém. Eles foram liberados logo em seguida, na saída do município. Ninguém ficou ferido. Policiais fazem buscas para tentar localizar os suspeitos.

Fonte: A TARDE / Paula Pitta

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Ponto na Cavalgada: pré-candidato ao governo da Bahia pelo DEM, José Ronaldo aparece na festa de Coração de Maria, que aconteceu nesse feriado, dia 1º


O pré-candidato ao governo do estado, José Ronaldo, esteve com o prefeito Marcelo Brandão na Cavalgada de Coração de Maria, nessa terça, 1º de maio.

A visita, obviamente, está associada à necessidade de se fazer presente, onde for possível, para ganhar fôlego e visibilidade numa disputa eleitoral que vai exigir uma marcha longa e bem exaustiva, pelo território baiano, nos próximos meses.

O próprio José Ronaldo já havia dito, na ocasião de seu anúncio para concorrer ao governo, que o maior desafio seria visitar os 417 municípios da Bahia.





Por Diogo Souza

terça-feira, 1 de maio de 2018

População reclama, nas redes sociais, sobre falta de pagamento municipal, nesse 1º de maio

Prefeito MB comparece com mensagem, apenas parabenizando pelo dia do trabalhador.


O feriado de 1º de maio, dia do trabalhador, para alguns servidores do município de Ipirá, será com o dissabor pela falta de pagamento do salário de abril. Algumas pessoas foram às redes sociais e protestaram contra a falta do dinheiro pelo seu trabalho, justamente no feriado que lhe rende homenagem.



Nas redes sociais, até o fechamento desse texto, não havia nenhuma satisfação sobre o ocorrido, apenas a mensagem do prefeito, conforme imagem acima.




Por Diogo Souza

‘É a vez e a voz do povo’ em extensão (V): ideias que não correspondem aos fatos

Com mais de 1/4 de governo concluído, prefeito Marcelo Brandão não sinaliza com mudanças significativas e próximas daquelas que defendeu, durante anos, no rádio.



Promessa de político cumprida não é algo fácil de identificar. Propostas e expectativas em torno do governo de Marcelo Brandão, é algo quase impossível de dimensionar. É nesse sentido que a população de Ipirá acompanha a gestão municipal, em meio à desconfiança e perplexidade, após crédito dado a quem falou muito em rádio, com boa desenvoltura, durante anos. Hoje os cidadãos ipiraenses enxergam, a olho nu, a incoerência entre discurso e prática.

O atual prefeito, na época de rádio, sempre defendeu boas ideias para a cidade. Na sua visão, para Ipirá se estabelecer como município pujante, faltava era planejamento e vontade de quem governava. Os famosos R$ 10 milhões de arrecadação mensal, que ele fazia questão de enfatizar no rádio, eram suficientes para dar uma cara nova ao município.

O próprio prefeito, em setembro de 2017, ainda com poucos meses à frente do governo, animou-se ao extremo e disse que Ipirá não teria mais “paralisia em realizações”. O tempo está lhe pregando peças, pois o que mais se observa hoje, é exatamente isso.

Em fevereiro desse ano, a equipe de governo se reuniu para tratar do que chamaram de ‘planejamento para 2018’. O prefeito se ateve aos agradecimentos à sua equipe, mas não tratou, de fato, do que havia sido planejado nessa reunião, para o ano em curso. Se conseguiram projetar algo, não foi publicado.

Projetos importantes, que contaram com grande entusiasmo do prefeito, em seu primeiro ano de governo, como os projetos ‘Estradas’ e ‘Maria’, desapareceram no Papo Reto. Sobre o primeiro, o prefeito chegou a afirmar que teria o maior prazer em deflagrar até o final de março de 2017, esse projeto que visa a completa recuperação das estradas do interior do município. Mas não deflagrou. Chegou a dizer, em seu programa semanal, que antes do início desse projeto, apenas daria uma ‘meia-sola’ nas estradas.

Já o ‘Maria’, também ventilado para ter início em meados do ano passado, já não é mais falado no Papo Reto. O nome desse projeto é inspirado na jogadora de futebol profissional, natural do Ipirazinho, que já conquistou, inclusive, título no estado de São Paulo. O projeto ‘Maria’ tem, ou teria, a pretensão de revigorar o esporte na cidade, sobretudo no espaço escolar. No momento, esse projeto foi jogado para a linha de fundo.

Para o final de março do ano passado, o prefeito também pensou em lançar projeto, com recursos próprios, pra 100 aguadas de 200 horas. De acordo com o gestor, o planejamento já havia sido feito. “Estamos orçando, pra ver se com responsabilidade a gente faz uma, duas, três, quatro por mês, até atingir o número de 100 aguadas, no final do governo”, disse à época.

Sobre o Mercado de Artes, que o prefeito diz querer tornar a ‘melhor praça de eventos da região’, já foi dito por vereador de situação, que há 90% de recursos previstos para as obras, mas ainda assim, não foi dado início à sua recuperação, após incêndio ocorrido em 22 de novembro de 2016, que destruiu parcialmente o local. Há mais de 17 meses, portanto.

As ideias proferidas, e desconexas da realidade hoje, são várias, não se limitam às que foram apresentadas acima. Não há economia para falar bonito, mesmo que com dificuldade para fazer acontecer.


Eleições 2018

O cenário político das eleições 2018 não é muito favorável ao município, o que é mais um motivo para deixar Ipirá à margem de investimentos da parte do estado. O que é mais uma razão para deixar apreensivo o governo local no que diz respeito a realização de obras que possam impactar seu eleitorado, numa busca por pontos pela concretização de planos de campanha.

O atual governador Rui Costa (PT), disputa sua reeleição com o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), numa disputa que desde já é apontada sem grandes resistências. Só uma improvável reviravolta, poderia dar a vitória ao candidato que MB deve apoiar: José Ronaldo. A situação fica ainda mais delicada com a migração crescente de políticos, que Rui Costa está abarcando.


Por Diogo Souza