sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Por meio de comunicado, Paquetá Calçados informa encerramento das atividades em Ipirá


A empresa Paquetá Calçados, instalada em Ipirá há cerca de 20 anos, divulgou comunicado nessa quinta, 14, dando conta do encerramento de suas atividades na cidade.

“A empresa passa por dificuldades financeiras que comprometeram sua capacidade produtiva, ocasionando o encerramento das atividades”, diz um trecho do comunicado.

Há a expectativa pelo aproveitamento do pátio da fábrica e a instalação de uma outra indústria. Entretanto, ainda não há nenhuma confirmação a respeito.  

A presidente do Sindical, Arlete Silva, concederá entrevista ao Ipirá City na noite dessa sexta, 15, e trará detalhes sobre o quadro de momento.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Dudy reitera foco no enfrentamento à seca e cancela festa de réveillon


“Contrassenso muito grande”. Assim o prefeito de Ipirá, Dudy, definiu eventuais comemorações em praça pública, nesse fim de ano, diante do quadro de estiagem que assola o município de Ipirá. As informações foram prestadas no programa institucional da prefeitura, nessa quinta, 14.

“Nosso foco agora é colocar todas as energias em soluções, para ajudar a população de Ipirá”, afirmou o prefeito sobre as iniciativas para superar os efeitos provocados pela seca no município. Dudy disse que se for necessário, vai buscar água em municípios vizinhos. “O que for preciso, vamos fazer, para unir forças e sair dessa situação”, pontuou.

O prefeito lembrou do decreto de emergência no município e avisou que está encaminhando um ofício para o Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, solicitando cestas básicas para o município, ração para a agricultura familiar, e também tenta intervenção do governo federal para subsidiar a compra do milho, pelos produtores, na Conab.

"Devido ao período de estiagem e decreto de situação de emergência reconhecido pela União, o município de Ipirá não realizará os festejos de réveillon no dia 31/12", diz em nota publicada nas redes. 

Vice-prefeita Nina Gomes

Na última sexta-feira, 08, durante entrevista em programa de rádio, a vice-prefeita de Ipirá e pré-candidata confirmada ao pleito do próximo ano, Nina Gomes, havia questionado sobre as ações realizadas pelo município, a partir do decreto de emergência publicado em 18 de outubro.

“Quando a gente fala de seca, a gente não pode dizer que não vai existir ou quando vai existir. A seca existe. Têm políticas públicas que se pode trabalhar com prevenção”, afirmou a vice-prefeita, alertando para a necessidade de minimizar os efeitos provocados pela estiagem, com mais orientações aos produtores. De acordo com a vice-prefeita, não basta apenas publicar o decreto de emergência, é preciso divulgar as ações entre os munícipes e representantes das mais diversas localidades do município.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Ipirá: Com rejeição a emendas, Câmara aprova orçamento de 225 milhões para o município, no ano de 2024


 A Câmara de Vereadores de Ipirá votou a LOA (Lei Orçamentária Anual), com o valor de 225 milhões, para as ações da prefeitura no exercício 2024, na sessão  dessa terça, 05. Quatro emendas foram rejeitadas, e uma outra teve o pedido de retirada aceito.

A emenda 01, de autoria dos vereadores Luma Gusmão e Edson Carneiro (Suíta), visava a destinação de 500 mil reais do apoio às atividades civis e culturais, para a construção do Centro de Comercialização de Produtos Agropecuários. Por 7 x 4, os vereadores presentes não aceitaram a emenda.

Emenda 02, para a construção de gestões do programa de incentivo financeiro, foi retirada pelos autores.

A emenda 03, de autoria dos vereadores Luma Gusmão e Edson Carneiro (Suíta), seria para construção, ampliação e melhoria de estádio, campos e parque de exposição. Essa emenda tinha como objetivo retirar 500 mil da manutenção de serviços técnicos e administrativos, do gabinete do prefeito. Por 7 x 4, os vereadores votaram pelo não à emenda.

Emenda 04, de autoria dos vereadores Luma Gusmão e Edson Carneiro (Suíta), dispunha sobre a manutenção de ações ambulatoriais de média e alta complexidade. A emenda visava a retirada de 400 mil da manutenção dos serviços técnicos e administrativos da secretaria da Fazenda. Também por 7 x 4, os vereadores votaram não.

A última emenda apresentada, nº 05, de autoria dos vereadores André da Saúde, Edson Carneiro (Suíta) e Luma Gusmão, tinha como proposta um limite de até 10%, como reforço na dotação orçamentária, em créditos suplementares, para manejo do poder executivo, do valor total do orçamento. Emenda também rejeitada. A suplementação ficou mantida em 100%, a critério do poder executivo.

O vereador Deteval Brandão falou em nome do PSD e da base do governo, disse que não é contrário ao esporte e à vaquejada no município, e reforçou que pode conseguir essas melhorias nos equipamentos públicos, através de emendas com o senador Otto Alencar e alguns deputados. Com relação à rejeição da emenda sobre a Saúde, o vereador disse que já tem licitação em andamento para novos laboratórios, daí o não à emenda apresentada.

O vereador André da Saúde disse ser fake news a afirmação de Deteval de que o orçamento dobra com a permissão de 100% na suplementação, pois o gestor pode retirar de uma rubrica e colocar em outra. “Esse negócio de que dobra o orçamento, onde é que tá isso? Essa Casa aqui, eleita para representar o povo, hoje representa a decisão do prefeito”, afirmou André.

Luma disse que as emendas que não passaram, seria uma forma de incentivo ao prefeito para que fossem feitas as melhorias ventiladas, e que poderiam ser utilizados, também, os recursos livres do município para tanto.

A bancada oposicionista se manifestou pela abstenção na votação do orçamento, em função da rejeição das emendas. De acordo com o vereador Divanilson Mascarenhas, as emendas são todas em benefício da comunidade.

 

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Paquetá Calçados: “Provavelmente, questão adiantada”, crê o vereador Arnor do Sindicato (PT), ao falar sobre reunião no dia 1º


Em meio ao impasse envolvendo funcionários e a indústria de calçados Paquetá, uma notícia que pode trazer uma luz sobre a situação. O vereador Arnor do Sindicato (PT), informou na sessão dessa terça, 28, que tem conhecimento de uma reunião que deve ocorrer na próxima sexta, 1º.

De acordo com o vereador, a reunião será entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, o governador Jerônimo Rodrigues, o Ministério Público e o senador Otton Alencar. “Provavelmente, a discussão sobre a questão da Paquetá, está adiantada”, disse o vereador.

Ele também afirmou, durante seu pronunciamento, que após sair da recuperação judicial, a Paquetá passou a negociar com uma outra empresa (não informou a empresa), para a qual deve ceder o espaço de produção.

Os trabalhadores ligados à Paquetá realizaram um protesto nessa segunda, 27, reivindicando uma posição a respeito da situação de momento. Segundo relatos de quem participou da mobilização, a pauta para diálogo sempre é adiada. Há relatos de funcionários com carteira assinada, mas sem receber salários, FGTS descontados e não depositados, pagamentos de salários de forma fatiada, assinatura de multa rescisória sem o respectivo pagamento e férias sem pagamento também.

Num cenário de incertezas que já se arrasta há um tempo com a Paquetá, parte dos funcionários estava assistida pelo lay-off, que na prática da legislação trabalhista representa a suspensão do contrato de trabalho para requalificação profissional, ou redução temporária da jornada de trabalho e da remuneração. O lay-off é uma medida que, de acordo com a lei, tem período de 2 a 5 meses, e segundo relatos, encerrou no último mês de outubro.

Os funcionários presentes no movimento de ontem cobraram envolvimento tanto da classe política, quanto de representantes comerciais, pois o impacto é grande, com mais de mil salários deixando de circular na economia local, e muitas famílias lidando com dificuldades, com a falta de respostas concretas sobre o futuro da fábrica, instalada há 20 anos na cidade.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Projeto Samba na Praça faz lançamento de sua identidade visual e página nas redes sociais

O projeto Samba na Praça realizará nessa sexta, 24, às 19h, mais uma grande festa, e dessa vez por um motivo especial: serão lançados a identidade visual do projeto e o respectivo endereço nas redes sociais.

“Sinto muito orgulho por essa conquista. Essa conquista não é minha, é da população ipiraense, que abraçou essa causa. Os vereadores ajudaram bastante. Agradeço à vereadora Luma que tá presente direto com a gente. Com alegria e com muita emoção, agradeço a Deus, primeiramente, pelo nosso samba e pela nossa cultura”, festejou o sambador Geraldino, um dos expoentes do projeto, em entrevista ao programa de rádio Conexão Chapada.

Outro nome importante envolvido com a causa, o psicólogo Otávio Mendes reforçou que essa é mais uma conquista para o projeto. “Hoje, na praça, será um momento histórico, porque a gente está lançando nossa identidade visual, nossa marca. A gente sabe que no mundo de hoje, com a tecnologia e a internet, a gente precisa tá conectado com isso. Nossa marca vai ter esse reconhecimento via rede social”, disse.

Mendes destacou que um grupo de 20 sambadores, e mais uma equipe técnica, fazem a organização desse evento. “A gente está começando esse movimento de amadurecimento, está caminhando, levando essa cultura de Ipirá, tão potente, para o mundo todo”, afirmou.

Em abril desse ano, a Câmara de Vereadores de Ipirá aprovou, por unanimidade, o projeto de lei nº 59/2023, de autoria da vereadora Luma Gusmão, que tornou o projeto Samba na Praça, patrimônio imaterial do município.

Nascido em 12/12/2012, o projeto está prestes a completar 11 anos. E não vai faltar samba para comemorar a data. A festa de aniversário será realizada no dia 8 de dezembro. Segundo Otávio, a festa será na avenida César Cabral.

Através da lei nº 930, de 19 de setembro de 2023, ficou instituído, no calendário oficial do município, o aniversário do Samba da Praça é Nossa, na segunda sexta-feira do mês de dezembro.


Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Educação no trânsito em rede municipal, placas identificando casas alugadas pelo município, e oportunidade de pagamento de água e luz no momento do corte, são projetos com vetos mantidos em sessão na Câmara nessa terça, 21



A sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nessa terça, 21, foi reservada, com pauta exclusiva, à discussão e votação de vetos do Executivo municipal, em relação aos projetos 81, 84 e 88.

Por meio de voto secreto, os nove vereadores presentes depositaram as cédulas numa urna. Arnor do Sindicato, Deteval Brandão, Jaildo do Bonfim, Laelson Neves, Luma Gusmão, Mundinho de Nova Brasília, Nielson Buraem, Raimundo Simas e Weima Fraga foram os vereadores que participaram da votação.

Acerca do projeto nº 81, de autoria da vereadora Luma Gusmão, que trata de instituição de programa de educação no trânsito, em escolas da rede pública municipal, a Comissão de Justiça e Redação, sob a presidência do vereador Deteval Brandão, emitiu parecer favorável à manutenção do veto do Executivo.

“Achei esse projeto de suma importância. A gente vê o caos que existe no trânsito de nossa cidade. Orientação nunca seria demais. Achei como marcação da gestão contra minha pessoa, um projeto que já foi votado pela Câmara dos Deputados, eu trouxe para ser votado pelos colegas também. O prefeito achou o projeto muito insignificante, porque não dá para entender o veto desse importante projeto”, afirmou Luma.

Alguns vereadores que se posicionaram favoráveis ao veto, a exemplo de Weima Fraga, Raimundo Simas e Deteval Brandão, explicaram sobre os trâmites dos projetos na Câmara e disseram que poderia haver uma indicação para análise do Executivo, pois envolve custos para o município, o que impossibilita à Câmara tal iniciativa.

“Não desmerecendo o conteúdo, o teor do projeto. Mas o que temos que fazer aqui é debater mais os projetos, fazer audiências públicas para que a sociedade tome conhecimento do que e como está tramitando, e como vai funcionar, para conscientizar a população. Não é obrigado isso numa sala de aula”, pontuou Deteval.

Luma afirmou que não haveria custos, lembrou dos agentes de trânsito que servem ao município e disse que algumas palestras poderiam ser realizadas em salas de aula. A vereadora lembrou ainda da nova sinalização no município, que está em andamento, o que poderia ser um motivo a mais para levar o projeto adiante.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Contas, segundo informação da Casa, não deu parecer a respeito do assunto. O veto do Executivo ao projeto 81 foi mantido pela Câmara por 5 a 4 na votação.

Projeto 84, que dispõe sobre placas que identifiquem imóveis alugados pelo município

De autoria da vereadora Luma Gusmão, o projeto versa sobre a identificação de imóveis locados pela prefeitura. Por 6 a 3, o veto do Executivo ao projeto foi mantido pelos vereadores. O vereador Deteval afirmou que “em breve”, o município sairá de vários aluguéis, porque a pretensão da gestão atual é a construção de prédios próprios. Segundo o vereador, o gasto com tais placas é desnecessário, tendo em vista a mudança nos valores dos aluguéis e, consequentemente, novas despesas com novas placas. A vereadora Luma afirmou, por sua vez, que o projeto não prevê a exposição de valores, mas, sim, a indicação de que o imóvel é alugado pelo município. Segundo ela, há uma “farra de aluguéis na cidade sem limites”.

 

Projeto 88, estabelece a obrigatoriedade das concessionárias de água e energia elétrica, de oferecerem a opção de pagamento antes da suspensão dos serviços

De autoria dos vereadores André da Saúde e Laelson Neves, o veto a essa lei, por parte do Executivo, também foi mantido pela Câmara, por 6 votos a 3. O vereador Laelson Neves exemplificou com a lei 4.168/2023, de Feira de Santana, sancionada pelo prefeito Colbert Martins, no último dia 26 de outubro. Essa lei, de origem da Câmara de Vereadores de Feira, permite que clientes da Embasa ou Coelba paguem suas contas atrasadas, no momento do corte.

“Eu não estou entendendo, realmente, porque o município do tamanho de Feira erra, e Ipirá diz que tá certo. Vamos entrar com uma medida judicial contra esse veto bizarro do município e a gente espera, da mesa, que acate após a justiça interceder”, ponderou Laelson.


Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira


Começa Semana Nacional de Mobilização contra as arboviroses urbanas

                                                                             Imagem: divulgação PMI

Inicia hoje, 21, e vai até sexta, 24, a Semana Nacional de Mobilização contra as arboviroses urbanas (dengue, zica, chikungunya). O município de Ipirá aderiu ao movimento.

Segundo a publicação na página da prefeitura, essa mobilização tem o objetivo de reforçar a importância de combater o vetor Aedes Aegypti no cotidiano das residências e estabelecimentos públicos e privados, com redução e/ou eliminação de criadouros, e condições favoráveis, ao desenvolvimento do vetor nos territórios.


Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

sábado, 18 de novembro de 2023

Morre o jovem Iago Barbosa Santana, o popular Iago de Chimbinha

 




Jovem inquieto, com espírito visionário. Iago era um cara com ideias pulsantes, que tinha muita crença e fé em seus propósitos. Este blog presta uma homenagem a esse cara que esteve presente no começo, quando ainda se pensava em fazer circular algo em formato de papel, tal como nos primórdios do jornalismo, sobre os assuntos de interesse público, a respeito de Ipirá.

Lembro de sua iniciativa, alguns bons anos atrás, em preparar uma lista de patrocinadores em potencial, que pudessem preencher a lista de colaboradores daquele projeto. Com certeza aquela experiência foi uma espécie de laboratório, e manifestação vocacional, para Iago Barbosa Santana chegar, anos depois, a promover eventos no formato Melhores do Ano, não só em Ipirá, mas em cidades circunvizinhas também, que prestigiaram destaques nas mais diversas categorias profissionais e empresariais.

A segunda edição dos Melhores do Ano de Ipirá estava sendo preparada, o anúncio estava num post em seu perfil, às 10h57 da manhã de ontem, 17. Sua última postagem foi feita da seguinte forma: “Está chegando o Prêmio Empresarial Melhores do Ano Ipirá!”.

                                                   Último post de Iago sobre o evento Melhores do Ano

Por capricho do destino, antes de partir para outro plano, aos 31 anos, essa mensagem foi o prenúncio da saída de cena, de um jovem que não mediu esforços em protagonizar, merecidamente, papel de idealizador das cerimônias de entrega de honrarias que promoveu.

A edição dos Melhores do Ano de Ipirá, realizada em 2022, completará um ano no próximo dia 26.

Nossas condolências à esposa, filho, pai, à querida mãe Chimbinha, familiares e amigos de Iago. Que Deus o receba em seu Reino e conforte a todos!

O sepultamento será realizado neste domingo, 19, no cemitério Jardim da Saudade, às 10h. 

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Trânsito ipiraense: novas placas e intervenções pontuais com mais semáforos, sugerem mais cuidados com carros e motos em número crescente no município

Ipirá é uma cidade de porte médio, mas que já possui um trânsito que inspira cuidados de cidade grande. Essa percepção parece cada dia mais natural diante do número de carros e motos que circulam pelas vias da cidade. Os deslocamentos com veículos automotores têm exigido uma atenção redobrada, principalmente nos horários de pico.

Esse tema foi abordado por vereadores na última sessão, dia 14, os quais manifestaram preocupação com o comportamento de motociclistas, principalmente. A facilidade de acesso a motos de leilão, normalmente mais baratas, foi um fator observado como de grande influência para um trânsito com maior movimento. A questão educacional, de base, também foi abordada como crucial para que se tenha um trânsito mais respeitoso e menos arriscado.

Algumas intervenções em pavimentação, com nova sinalização, estão sendo feitas no centro de Ipirá. Isso certamente pode contribuir com a sensação de melhoria na segurança de todos, e no controle do ímpeto dos imprudentes.

De acordo com publicação da prefeitura, há um trabalho de “implantação de sinalização horizontal e vertical no município”. Visando melhoria na mobilidade, “estão sendo realizadas intervenções de asfalto para implantação de semáforo em locais específicos da cidade”.

                                                            Imagem: divulgação da PMI

Não há informação precisa, de quantos e onde ficarão os novos semáforos, mas segundo as imagens publicadas, as intervenções asfálticas estão sendo realizadas na rua Valdomiro Lins (junção com a Anísio Dultra – “orla”), e na praça Roberto Cintra, esquina com a rua Coronel Mendes Leão.

Com relação às novas placas já instaladas, que possuem erros, o vereador Jaildo disse que foi avisado pelo prefeito que seria necessário concluir, para depois fazer a retificação.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Quando o calor se torna perigoso à saúde e como se proteger


Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prolongou até sexta (17/11) alerta vermelho, nível mais alto, devido às altas temperaturas.


Fonte: BBC


Em meio à onda de calor que atinge, sobretudo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste, o que acontece com o nosso corpo quando exposto a temperaturas extremas? Por que corremos mais riscos? E quais cuidados devemos tomar?

Nesta segunda-feira (13/11), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso no qual prolongou até sexta (17/11) o alerta vermelho, o nível mais alto, uma vez que as temperaturas estão pelo menos 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias — o forte calor, segundo o instituto, pode representar um risco para a saúde.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, mesmo que algumas regiões do Brasil frequentemente experimentem altas temperaturas durante o mês de novembro, e os brasileiros estejam geralmente mais adaptados ao calor em comparação com populações de outros países, a situação é particularmente perigosa devido à sua intensidade.

O que acontece

Quando o ar fica mais quente que a temperatura da pele, que normalmente é de 36°C a 37°C, ou se o suor não evapora, começamos a ganhar calor, e a temperatura central do nosso corpo sobe gradativamente.

No entanto, se esse aumento não for controlado e a temperatura corporal continuar subindo, respiração, pele, rins e coração podem ser afetados.

As consequências podem variar desde um simples mal-estar ou dor de cabeça até a morte, nos casos mais graves (veja recomendações sobre como se proteger ao fim desta reportagem).

Um estudo recente mostrou que países tropicais como o Brasil enfrentarão provavelmente condições "perigosamente" quentes quase diariamente até ao final do século.

"Perigoso", neste caso, refere-se à probabilidade de exaustão pelo calor, a perda excessiva de sais (eletrólitos) e líquidos devido ao calor.

A exaustão pelo calor não vai causar sua morte se você conseguir pará-la e desacelerá-la — ela é caracterizada por fadiga, náusea, batimentos cardíacos lentos e possivelmente desmaios.

Mas você já não pode trabalhar nessas condições.

O índice de calor indica quando é provável que uma pessoa atinja esse limite.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) define como "perigoso" um índice de calor de 39,4°C e "extremamente perigoso" de 51,7°C.

Se uma pessoa atingir temperaturas "extremamente perigosas", pode sofrer insolação, uma condição muito séria.

Nesse nível, você tem algumas horas para procurar atendimento médico para esfriar seu corpo ou suas chances de morte aumentam consideravelmente.

"À medida que a temperatura externa aumenta, cresce a pressão sobre o nosso organismo para manter a temperatura interna, que gira em torno de 36,5°C. A frequência cardíaca aumenta como um mecanismo compensatório, assim como a pressão arterial", diz Lucas Albanaz, clínico geral, coordenador da clínica médica do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e mestre em Ciências Médicas.

"Dependendo da gravidade do caso, pode ocorrer até a morte, seja pela desidratação extrema, por enfarto ou até mesmo por Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame)", acrescenta ele.

 

'Termorregulação'

Nosso corpo passa por uma série de ajustes para regular a temperatura interna quando está "em estresse térmico", ou seja, quando fica exposto a temperaturas extremas.

Quando exposto ao calor, a primeira reação do organismo é a transpiração e a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

No entanto, em temperaturas muito altas, especialmente quando também está úmido, o mecanismo de resfriamento do suor se torna menos eficaz, levando ao superaquecimento corporal, insolação e possíveis danos aos órgãos.

Isso porque a umidade do ar influencia na transpiração — quando o nível da umidade relativa do ar (umidade atmosférica) está alto em um dia quente, o suor na nossa pele não consegue evaporar de forma eficiente no ar, sendo, portanto, mais difícil regular a temperatura corpórea.

Por essa razão, os efeitos do calor extremo no corpo tendem a ser diferentes dependendo da área onde você estiver.

"A atual onda de calor é bem ampla, vai atingir cerca de 15 estados. Se pensarmos numa característica básica, a onda de calor será mais seca, com baixos índices de umidade do ar, especialmente em áreas interioranas, longe do litoral, onde valores mais baixos de umidade predominam mais (interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Gross, por exemplo), já em áreas litorâneas, como na costa do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro, a umidade fica em bons níveis (acima de 60%)", diz à BBC News Brasil Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

Ela ressalva, contudo, que "mesmo nas áreas interioranas, parte ou outra tem previsão de chuva mais isolada, o que aumenta a umidade. Vale lembrar que a mesma oscila muito ao longo do dia".


Crianças e idosos

Albanaz também lembrou que os riscos são maiores para determinados grupos, especialmente crianças e idosos.

Os bebês e as crianças são particularmente vulneráveis, em parte porque perdem líquidos mais rapidamente do que os adultos e dependem de cuidadores para os ajudar a se resfriar.

Já as pessoas mais velhas tendem a ter maior probabilidade de ter problemas de saúde como a diabetes, o que as colocam em maior risco, e os seus corpos respondem ao calor de forma diferente do que os das pessoas mais jovens.

Os idosos produzem menos suor por glândula e os vasos sanguíneos mudam à medida que envelhecemos, o que torna mais difícil o bombeamento do sangue para a pele e o resfriamento corporal.

Mas pessoas com problemas de saúde pré-existentes, aquelas que fazem uso de medicações que, por algum motivo, as tornem mais vulneráveis ao calor e trabalhadores que estão expostos ao sol (como vendedores ambulantes) também precisam tomar cuidado extra.

Alguns antidepressivos e antipsicóticos podem afetar a produção de suor, enquanto medicamentos para tratamento de doenças cardíacas, como remédios contra a hipertensão, podem causar desidratação e afetar os rins.

Até atletas de alto nível, como jogadores de futebol profissionais, podem sofrer com o calor extremo — por essa razão, especialistas recomendam evitar qualquer exercício físico entre 12h e 16h.

Pesquisas também sugerem que o calor extremo também pode afetar a saúde mental.

Um estudo de 2018 publicado na revista científica Nature Climate Change constatou que o aumento da temperatura está ligado a taxas de suicídio mais elevadas: para cada aumento de 1° C na temperatura média mensal nos EUA, as taxas de mortalidade por suicídio aumentaram 0,7%.

Segundo os autores da pesquisa, as altas temperaturas podem induzir mudanças negativas no estado mental.

Outro estudo, publicado na revista científica JAMA Psychiatry em 2022, mostrou que as temperaturas mais elevadas aumentaram a probabilidade de visitas ao pronto-socorro para qualquer condição de saúde mental, incluindo transtorno por uso de substâncias, transtornos de ansiedade e esquizofrenia.

Como se proteger do calor intenso

"A palavra de ordem é hidratação, que deve ser feita principalmente pela ingestão de líquidos. Também é indicado hidratar a pele, com cremes, as narinas, com soro fisiológico, e os olhos, com colírio. Essas partes do corpo também são afetadas", diz Albanaz.

Abaixo, destacamos dicas oferecidas pelos especialistas consultados na reportagem e divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde):

Mantenha sua casa fresca

  • Tente manter a temperatura abaixo de 32°C durante o dia e 24°C à noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde crônicos;
  • Use o ar noturno para resfriar sua casa, abrindo janelas e persianas durante a noite;
  • Reduza a carga de calor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas.

Evite o calor

  • Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite;
  • Se a sua casa não estiver fresca, passe algumas horas por dia em locais com ar-condicionado, como edifícios públicos;
  • Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.

Mantenha-se hidratado e fresco

  • Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor;
  • Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculos de sol;
  • Use protetor solar
  • Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação.
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes

Ajude outros

  • Verifique familiares, amigos e vizinhos vulneráveis;
  • Certifique-se de que todos em sua família saibam o que fazer em caso de calor extremo;
  • Se tiver animais domésticos, evite passeios nos horários mais quentes.

Cuidados em caso de mal-estar

  • Procure ajuda se sentir tontura, fraqueza, sede intensa ou dor de cabeça;
  • Beba água ou suco para se reidratar;
  • Em casos graves, como delírio, convulsões e inconsciência, chame ajuda médica imediatamente;
  • Leve a pessoa para um local fresco, deite-a, eleve as pernas e inicie o resfriamento externo com compressas frias;
        Não dê medicamentos sem orientação médica.

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Governo do Estado publica decreto de desapropriação, para instalação de Policlínica em Ipirá; vereador parabeniza e faz ressalvas sobre a Saúde


O vereador André da Saúde parabenizou, em seu pronunciamento na sessão dessa terça, 14, a iniciativa pelo decreto 22.387 do Governo do Estado, de 10 de novembro de 2023, que declara como de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de terra de 21.271,43m², na BA- 233, rodovia que liga Ipirá a Itaberaba.

De acordo com o decreto, a área de terra destina-se à construção de Policlínica Regional e Centro de Especialidades Odontológicas no município de Ipirá. O documento autoriza a SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) a acompanhar os atos administrativos e judiciais, em caso de necessidade.

“Recebi com muita satisfação e alegria, o decreto do Governo do Estado de desapropriação, para construção do complexo de Policlínica aqui em Ipirá. Acho que antes tarde do que nunca. É uma coisa importante, a gente que milita e defende a saúde, sempre cobrou isso. Então quando sai, a gente tem que dizer parabéns. Agora a gente espera que as obras comecem o mais rápido possível, que desaproprie definitivamente. Temos a expectativa de uma melhoria significativa na Saúde de Ipirá”, declarou.

Entretanto, o vereador fez ponderações com relação ao quadro de momento e o tempo estimado para a entrega do equipamento pronto. “A gente não pode deixar desandar o atendimento atual, porque uma obra dessa fica pronta daqui a 1 ano / 2 anos. É bem-vinda, mas a gente precisa dar assistência hoje. Tem muita gente doente, hoje, que não pode esperar um ano para atendimento”, disse.

André da Saúde, que é enfermeiro, alerta que as cobranças não se tratam de perseguição, mas de questão de representação. “Um município que quer garantir sua assistência à saúde tem que ter uma UPA montada para urgência e emergência. A estrutura de hospital não é a mesma, a forma de atender não é a mesma. Até sair essa estrutura da Policlínica, a gente permanece necessitando prestar serviço à comunidade, com saúde de qualidade”, ponderou.

O prefeito Dudy, através das redes, manifestou-se sobre o assunto. "Nesta semana, presenciamos um acontecimento que marca o início da concretização de um sonho: a implantação da Policlínica de Saúde e Centro de Especialidades Odontológicas em Ipirá". Ainda de acordo com a publicação, a assinatura do decreto supracitado, reforça o empenho na luta por mais saúde para a população.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Prefeitura prepara homenagem aos atletas, comissão técnica e Liga Desportiva, pela campanha da seleção de Ipirá, no Intermunicipal 2023


A prefeitura de Ipirá realizará cerimônia de homenagem à seleção de futebol que disputou o Intermunicipal 2023, nessa quinta-feira, 09, às 19h, no Centro Cultural Elofilo Marques.

“Quero ver todo mundo lá, com a camisa da seleção. Vamos fazer um ato e parabenizar os guerreiros de Ipirá, que nos encheram de orgulho e alegria, ficando entre as oito melhores seleções da Bahia”, pontuou o prefeito Dudy.

A comoção em torno da campanha realizada pela seleção de Ipirá, no Intermunicipal 2023, deve-se ao projeto de prestigiar somente jogadores da casa. Com um investimento modesto, Ipirá ficou entre as oito melhores equipes do futebol amador do estado, deixando a competição nas quartas de final, quando foi desclassificada pela seleção de Castro Alves.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

terça-feira, 31 de outubro de 2023

“Qualquer vereador que criticar o prefeito, hoje, está fazendo a pior burrada na sua vida”, diz o vereador Nielson Buraem



Discurso no modo "recado para a geral". Essa é uma das definições que se pode dar ao pronunciamento do vereador Nielson Buraem (PSD), na sessão da Câmara nessa terça, 31. 

“Tá ficando feio, o que percebo hoje é que as pessoas vêm aqui (Câmara), denegrir a imagem do prefeito, tentando falar mal da gestão. A gente precisa nesse momento é se unir com o prefeito, porque esse é o dever do vereador”, disse.

Nielson revela incômodo com o que julga ser desunião entre os colegas. “Não adianta vereador vir querer ser o pai da criança, não. Se a gente se unisse aqui e pedisse juntos, a gente seria mais forte. Mas quando cheguei aqui e percebi o individualismo, pensei em fazer a minha parte”.

O edil, que exerce seu primeiro mandato, afirmou que o prefeito está dando seguimento às obras e desafiou alguém a provar qual foi o prefeito que trouxe um rolo compressor, uma ponkan (máquina retroescavadeira) e uma casa dos estudantes, daquelas que tentou o finado Roberto Cintra.

Diante das críticas e comentários que acompanha na Câmara e fora dela, Buraem ponderou sobre as dificuldades em se fazer gestão. “O cidadão (prefeito Dudy) não é um mágico, para num estalo de dedo ele transformar Ipirá. A gente vê uns coitados aí se matando para criticar, uma coisa que tá dando certo, em redes sociais”, desabafou.

O vereador, que tem seu reduto no povoado da Caixa D’água, afirmou, contudo, que ele e o povo daquela localidade, ainda precisam de um olhar diferente. “Estou na política, quero sim fazer a diferença. O prefeito Dudy está em débito comigo, a gestão está em débito com a gente. O que foi para o povoado da Caixa D’água foi pouquíssimo, mas é um pouco que fez a diferença com relação aos gestores que passaram”, reconheceu.

“Se Dudy não estiver fazendo nada, o povo de Ipirá vai ter a visão e o entendimento para colocar outro. Isso é fato. A política é isso, a democracia é isso”, alertou.

Água tem sido um assunto muito recorrente nesse período de estiagem, e a demanda sempre aumenta com relação aos carros-pipa, por exemplo. Alguns vereadores insistiram nessa cobrança hoje. Há duas semanas o município decretou situação de emergência, o prefeito Dudy afirmou que tentaria uma maior oferta de água junto à Embasa. Pelo menos por enquanto, isso não pode ser uma queixa na região da Caixa D’água. “O que reclamaram aqui (água), lá não está faltando, quem disser que tá faltando é mentira”, revelou.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira


Defesa Civil da Bahia realiza vistoria na biblioteca municipal Eugênio Gomes, interditada desde junho de 2022

Nessa segunda, 30, técnicos da Defesa Civil do estado da Bahia estiveram em Ipirá para uma “vistoria de averiguação na biblioteca municipal Eugênio Gomes”, conforme nota publicada. 

Obra considerada menina dos olhos da última gestão municipal, a reforma da praça São José, o “Puxa” como é popularmente conhecido, envolveu uma completa repaginação do local e contou com a construção da biblioteca Eugênio Gomes no espaço.

Anunciada à época como uma biblioteca sofisticada, com ambiente confortável e moderno, o equipamento foi interditado em junho de 2022, três anos depois de sua inauguração (junho de 2019), sob a alegação de riscos estruturais.


“Seguiremos acompanhando o resultado da vistoria realizada, para que as futuras melhorias sejam realizadas a fim de entregar de volta à população, a biblioteca municipal”, diz outro trecho da nota da prefeitura.

Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira


segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Ipirá encerra participação histórica no Intermunicipal ao perder novamente para Castro Alves


Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira

A semente foi lançada e a missão foi cumprida até onde foi possível. Ipirá foi desclassificada do Intermunicipal 2023 com duas derrotas diante da seleção de Castro Alves, nas quartas de final, com os placares de 2x1 (casa) e 2x0 (fora). Com um projeto caseiro, de participação apenas de atletas do município, Ipirá ficou entre as oito melhores equipes do futebol amador baiano.

Mais do que original, o projeto pode ser um divisor de águas para o modelo de campeonato municipal ipiraense, disputado nos últimos anos, onde os clubes têm altas folhas de pagamento, com inúmeros jogadores de fora. O trabalho de garimpo nos torneios espalhados pelo município, na sede e na zona rural, mostrou resultado que pode ser avaliado como positivo. Em recente entrevista, o presidente da Liga Desportiva Ipiraense (LIDI), Antonio Carlos (Dum), afirmou ser possível formar mais de uma equipe para representar a cidade, só com jogadores daqui.

Ipirá deixa o Intermunicipal 2023 de cabeça erguida. Em 14 partidas, foram 9 vitórias, 1 empate e 4 derrotas. Foi uma campanha há muito não vista. Uma torcida muito vibrante abraçou a equipe, inclusive com a criação da organizada Fúria Ipiraense. O estádio José Luis dos Santos virou palco de um dos maiores públicos até aqui no Intermunicipal, registrando mais de 3.000 presentes em uma só partida.

Celeiro de grandes jogadores no passado, Ipirá resgatou no Intermunicipal desse ano, essa marca que a cidade carrega na região. Os holofotes se voltaram positivamente pelo prestígio aos atletas da casa. Foi uma campanha extremamente válida em termos de experiência também. Ficou um legado importante, que sirva como exemplo para um campeonato municipal com maior espaço concedido aos jogadores da terra.

Por outro lado, é preciso frisar isso também, ficou demonstrado que a mescla com jogadores tarimbados nesse tipo de campeonato faz a diferença nas equipes que chegam mais longe. A própria equipe de Castro Alves é um exemplo. O público de Ipirá é testemunha disso, jogadores que já estiveram representando a camisa de clubes daqui, no campeonato municipal, além de outros tantos Bahia afora, estão espalhados pelas quatro semifinalistas: Castro Alves, Itamaraju, Porto Seguro e Quijingue.

Sem dúvida é um fator que é acrescentado à grandeza da campanha de Ipirá. No próximo ano tem mais. Seguramente a LIDI, a comissão técnica e a equipe de jogadores, assimilaram ideias e experiências interessantes que irão contribuir na formação de uma equipe ainda mais forte e competitiva, para os próximos campeonatos. Valeu, Ipirá! Seus filhos souberam reconhecer a luta. Até o próximo ano!

domingo, 29 de outubro de 2023

Com a fé e a Fúria: Ipirá vai a Castro Alves e sua torcida organizada segue junto, como fiel escudeira, em busca da classificação às semi-finais do Intermunicipal


Por Diogo Souza / Siga o blog no Instagram: @midiaipira


A seleção de Ipirá enfrenta a seleção de Castro Alves pelo jogo de volta nas quartas de final do Intermunicipal, nesse domingo, 29, no estádio Américo Barreto, em Castro Alves. Diferente do que aconteceu nas duas últimas fases, Ipirá fará o segundo jogo decisivo longe de seu território, mas não de sua torcida. 

Se fazer o segundo jogo em casa pode ser considerado um fator positivo em jogos de ida e volta, contar com sua entusiasmada torcida na casa do adversário, em grande número, após grande mobilização, é algo a ser comemorado também. E é nesse clima de confiança e fé, que a torcida organizada Fúria Ipiraense seguirá para apoiar a seleção de Ipirá, na cidade de Castro Alves.



Ipirá largou em desvantagem no primeiro duelo, após fazer um jogo consistente, mesmo com  um jogador a menos desde os 10 min do segundo tempo. Castro Alves venceu por 2 x 1. Uma vitória simples para Ipirá, leva a disputa para os pênaltis. Se quiser passar direto, será preciso construir um placar com uma diferença de dois ou mais gols.

Jéssica França, Arikelly Gomes, Welder Gusmão, Levi Guilbert e Luiz Felipe, dentre muitos outros, estarão na linha de frente puxando o grito de apoio e impulsionando a seleção nesse difícil duelo contra a seleção de Castro Alves. A seguir, você pode conferir a entrevista com Jéssica França, conhecida como Jeel, uma das líderes desse movimento da torcida organizada Fúria Ipiraense, que tenta conduzir a seleção de Ipirá às semi-finais do Intermunicipal:


Blog: Como iniciou esse movimento de apoio à seleção de Ipirá no Intermunicipal? O surgimento dessa torcida data desse ano mesmo?

Jéssica: Na história do Intermunicipal, a seleção ipiraense nunca teve o apoio que está tendo agora, principalmente em relação à torcida. A torcida organizada surgiu esse ano, percebemos o apoio de muitos, estádio lotado, aí resolvemos fundar, criamos o grupo, e foi surgindo ideias, pessoas e mais pessoas chegando, e só tem a crescer cada vez mais, com a permissão de Deus.

Blog:  A Fúria Ipiraense conta com quantos membros?

Jéssica: O grupo contém 351 participantes, mas nem todos estão envolvidos 100% na torcida, muitos moram fora, mas mesmo assim torcem pela nossa seleção. Quantidade de membros exatos ainda não conseguimos mencionar, mas temos uma quantia de uns 30 que são fanáticos e chegam junto em todos os jogos. Como é o primeiro ano, tenho certeza que vai crescer muito mais.

Blog: A escolha somente por jogadores de Ipirá influenciou nessa sintonia com a seleção?

Jéssica: Com toda certeza, esse fator influenciou muito, e é isso que explica essa fúria, esse amor, estádio lotado em todas as partidas. Familiares e amigos dos jogadores, saber que nossa cidade tem tanto talento, isso é gratificante e deixa a torcida orgulhosa. Nossos jogadores já são uns vencedores. Essa é a campanha mais linda da seleção ipiraense, é muita coisa envolvida para fazer dar certo, uma diretoria e comissão técnica que se esforçam tanto quanto os jogadores, tá lindo de se ver. Com fé em Deus chegaremos na final!

Blog: Essa é a primeira partida em que vocês se mobilizaram para apoiar a seleção fora de casa, nesse Intermunicipal? O que explica esse clamor?

Jéssica: Não é a primeira partida que vamos assistir fora, já fomos em quantidade menor, de carro próprio, micro-ônibus e van. Mas com ônibus grande é a primeira vez que vamos, e o que explica isso é o trabalho lindo que nossa seleção vem fazendo, nos enchendo de orgulho. Tenho certeza que vai encher ainda mais.

Blog: Foi anunciado que a lotação no domingo, para o jogo, está completa. Qual é a quantidade de transporte disponibilizado? Quantos torcedores fecharam com essa viagem para apoiar a seleção?

Jéssica: Sim, todas as vagas estão esgotadas. Estamos com uma lista de espera com mais de 20 pessoas. São 3 ônibus grandes, de 45 a 48 vagas. Já temos 140 torcedores fechados, fora os carros pequenos e van também.

Blog: Jogo fora de casa é sempre complicado, ainda mais nessas fases finais. A torcida de Castro Alves se comportou bem, posicionada atrás de uma das traves no jogo daqui. Vocês seguem para Castro Alves com algumas orientações, visando uma festa sem tumultos?

Jéssica: Sim, nossa intenção é ir acompanhar nossa seleção, vibrar e torcer por ela. Vamos em paz, buscar a nossa classificação. Repudiamos qualquer ação de violência, e já estão todos avisados para evitar qualquer tipo de briga.

Blog: É difícil, mas não impossível! Voltando de Castro Alves com a classificação, acredita que essa torcida organizada pode ganhar novos adeptos? Já imaginam algo de diferente para empurrar o time na próxima fase?

Jéssica: Temos total confiança em nosso time, sabemos a garra e a determinação da nossa seleção, somos a única seleção só com jogadores da terra, acordam todos os dias 5h para treinar e depois seguir para os seus trabalhos. Isso só mostra a determinação que eles têm. Se formos classificados, que vamos ser, com a permissão de nosso Deus, vamos continuar apoiando mais e mais nossa seleção. Certeza que vamos longe!

Blog: Independente do resultado de domingo lá em Castro Alves, quais são os feitos que marcaram essa campanha de apoio, em forma de torcida organizada?

Jéssica: O esforço que nós, administradores da torcida organizada, estamos fazendo todos os dias, para promover uma festa linda a cada jogo, correndo atrás de patrocínio, ensaiando... fora a ansiedade que ficamos até chegar o dia do jogo. O apoio que fomos recebendo da diretoria, prefeitura e outros também, conseguimos fazer muita coisa. E vamos fazer ainda mais, com fé em Deus!