Projeto que prevê mudanças significativas nas vias de acesso à sede do município dá os primeiros passos
O prefeito Marcelo Brandão (DEM)
conversou na última sexta-feira, 28, durante o programa Papo Reto, com o
secretário de Infraestrutura, Frank Jewell, e o diretor de estradas José
Ronaldo, mais conhecido como ‘Nado’. Em pauta, esteve o planejamento esboçado
até então para os cuidados e manutenção das estradas do interior do município,
bem como das ruas ainda não pavimentadas da cidade.
O projeto Estradas consta do
plano de governo e é constantemente referido quando se trata das metas da
administração. No plano de governo, um trecho que faz menção ao projeto diz o
seguinte: “As nossas estradas passarão por uma verdadeira revolução. (...) Esse
projeto visará reconstruir toda malha rodoviária do município, notadamente as
artérias de grande fluxo. (...) O projeto Estradas será implementado no
primeiro ano de governo”.
O trabalho realizado pela
infraestrutura, juntamente com o setor de estradas do município, entretanto,
ainda não é propriamente o que se quer com o projeto previsto no plano de
governo, conforme foi possível concluir da conversa entre o prefeito,
secretário e diretor. “O projeto Estradas está completamente traçado no nosso
esquema de trabalho, mas será um projeto muito mais audacioso. Vamos fazer esse
início para deixar as estradas transitáveis, dado o volume de chuvas, e próximo
ao final do ano a gente deflagra o projeto Estradas, com a captação de cascalho
em todo o município”, disse o prefeito. E acrescentou que haverá “um projeto
piloto de 1 km (estrada do Ipirazinho) pra se ter o custo desse trecho encascalhado
com o rolo compactador, que será aplicado no interior do município. Ipirá terá
as melhores estradas rurais da Bahia. A gente precisa perseguir esse intuito da
administração”.
Os trabalhos realizados até então
foram comentados durante o programa. Foi elaborada uma planilha de ação,
juntamente com a pasta da infraestrutura e conversas com lideranças de
diferentes localidades, para viabilizar um cronograma de trabalhos. Esse
planejamento conta com três máquinas patrol (são quatro, mas uma está com
problema). “Nós dividimos o município por setores. Combinamos em dividir a
região de Pau Ferro/Coração de Maria/São Roque/Cachoeirinha/Vida Nova e Pedra
da Onça, uma máquina patrol fica durante determinado tempo nesse setor, para
fazer os trabalhos nessa região; outra patrol ficará na região de Nova
Brasília/Rosário/Alto Alegre/Bonfim e Jacaré. São duas máquinas para o interior
do município e a terceira para atender as demandas da sede do município e
povoados mais próximos, a exemplo de Rio do Peixe, Malhador, Umburanas, Caixa
d’Água e Conceição”, afirmou Nado.
Na conversa durante o programa,
tanto o diretor quanto o secretário relataram as dificuldades encontradas para
a execução correta dos serviços, em virtude das chuvas que caem no município.
Por um lado, os moradores da zona rural estão satisfeitos pelo bom volume de
chuvas desse ano, por outro, a situação que é observada nas vias de tráfego,
não é propícia para os trabalhos de melhoramento.
Com relação à sede, o secretário de
infraestrutura, Frank Jewell, afirma ser um quadro bem parecido com o relatado
por Nado. “A situação das ruas que não são calçadas na sede é bem parecida com
o relato sobre a zona rural. Temos muita dificuldade em fazer essas ruas,
porque com essas chuvas o trabalho fica muito ruim, muitas vezes até piora a
situação anterior. Estamos aguardando um pouco, mas já temos uma máquina
cavando cascalho pra colocar. Estamos com máquinas prontas, aguardando uma
estiagem para que o solo dê condições de trabalho”, assegurou o secretário. A
obra envolvendo a avenida Rio Grande do Sul também foi mencionada. Durante o
serviço de terraplanagem, foi detectado um esgoto, que acabou interrompendo o andamento
do trabalho. Jewell afirmou que já está pronto, e aguarda agora secar para
concluir a terraplanagem e iniciar a pavimentação asfáltica.
MÍDIA IPIRÁ
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