sexta-feira, 8 de setembro de 2017

7 de setembro: desfile ipiraense destaca riqueza natural brasileira


Grupos escolares municipais percorreram a avenida apresentando biomas brasileiros

Público acompanhou o desfile de 7 de setembro / Foto: Fanpage PMI


Um bom público prestigiou o desfile cívico em comemoração ao Dia Nacional da Independência, na manhã desta quinta, na avenida César Cabral, em Ipirá. Com o tema “Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e riquezas”, foi apresentado um aspecto do país que ainda o distingue positivamente no plano internacional, mas que há muito apresenta ingerências, de ordem política e empresarial, que ameaçam sua beleza e riqueza naturais.

Em entrevista na última terça, a secretária de Educação, Neuza Ribeiro, falou sobre a escolha do tema: “não foi intencional, mas casualmente estamos falando do nosso meio ambiente num momento importante, onde toda a nação brasileira está preocupada com alguns encaminhamentos do governo federal, com a Amazônia. Não foi intencional, mas as coisas se encaixaram. Estaremos pedindo socorro pela Amazônia. Também vamos trabalhar a Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, Cerrado, Pampas e nossa Caatinga, que terá um olhar importante”.

A resistente Caatinga foi lembrada no desfile / Foto: Fanpage PMI


O prefeito Marcelo Brandão esteve presente no evento com o vice, José Ricardo, secretários, diretores e vereadores. Ao som do Hino Nacional, interpretado pelos músicos Paraíba do Acordeom e Ludmila, o prefeito, o vice José Ricardo e a secretária de Educação, Neuza Ribeiro, hastearam as bandeiras do Brasil, Bahia e Ipirá, respectivamente.

Na manhã desta sexta, 08, durante o programa semanal Papo Reto, o prefeito elogiou o desfile e ponderou sobre a situação delicada do país. “Todos nós sabemos dos problemas porque passa o país. O Brasil está numa situação talvez sem precedentes na história, no que diz respeito às finanças. Toda essa situação que tá sendo apurada, o petrolão, a Lava Jato, tudo isso gera uma instabilidade nacional”. Mas em tom esperançoso, diz acreditar que “o país volte a ser um celeiro mundial, um país pujante pra todo sempre; e nós aqui em Ipirá, vamos continuar nessa luta”.

O prefeito fez os agradecimentos aos envolvidos na organização do desfile, tanto do setor da Educação, quanto Infraestrutura e Saúde. “Fizemos um desfile com êxito, privilegiando as escolas, nossa história política, nossa história de luta do país. Tivemos a honra da presença da filarmônica de Ipirá. Houve uma discussão descabida de que a filarmônica de Ipirá iria acabar. Conseguimos, com força, colocar a filarmônica nas ruas”. Parabenizou também as fanfarras contratadas e agradeceu a banda Marcial que também esteve presente.

Prefeito Marcelo Brandão e equipe acompanham o desfile cívico de 7 de setembro / Foto: Fanpage da PMI

        
Foto: Fanpage da PMI
A secretária de Educação, Neuza Ribeiro, disse estar se sentindo “feliz e leve” com o resultado do trabalho das escolas municipais. Confessou que viveu “momentos de angústia no início, porque contratos feitos com bandas não foram correspondidos; houve distorções”, o que a deixou muito preocupada. “Mas enfim, o desfile aconteceu, as escolas fizeram um show, o trabalho estava lindo”, comemorou. Ainda elogiou o público e disse que correspondeu à sua expectativa. Sobre o assunto das bandas, disse que fica como “detalhe e experiência para o próximo ano”.

Estudantes na caracterização do desfile cívico / Foto: Fanpage PMI


Cartazes apresentam a divisão dos biomas brasileiros / Foto: Fanpage da PMI


AEIPI e Pastoral da Juventude do Meio Popular

A AEIPI (Associação dos Estudantes Ipiraenses) esteve presente no desfile, com sua tradicional voz de protesto sobre os desmandos com as políticas públicas do país. Trataram ainda sobre a necessidade de reconstrução da casa dos estudantes em Salvador, após o incidente em sua estrutura no início do ano. A prefeitura alugou um outro imóvel, e anunciou que está nas tratativas para a reforma da casa.

Também houve o desfile da Pastoral da Juventude do Meio Popular, organizado pela Igreja Católica, que também envolve uma série de manifestações sobre problemas que afligem o povo brasileiro, dentre eles: preservação ambiental, discriminação racial e econômica, necessidade de reforma política, lei contra a corrupção eleitoral, uso obsessivo de agrotóxicos, o problema do jovem na sociedade atual, etc. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular.


Mídia Ipirá com informações do site Ipirá Negócios

--------------------------------------------------------------------------------------

Samba da Praça agita 7 de setembro em Ipirá


O desfile de 7 de Setembro em Ipirá contou com a participação do Projeto "O Samba da Praça é Nosso", com o grupo de samba Amigos Para Sempre, que provocou um verdadeiro arrastão cultural, promovendo uma grande roda de samba boiadeiro, que envolveu o público presente na avenida e na praça Roberto Cintra.

Parabéns aos sambadores que conseguiram, através da resistência, popularizar o samba boiadeiro em Ipirá, que hoje é o maior projeto da cultura popular, que agrega todas as gerações.


Fonte: Caboronga Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário