Ipirá: O marketing e suas imagens meramente ilustrativas
![]() |
A imagem que provocou a série de comentários no Facebook |
Uma publicação feita na
página da prefeitura na internet, nesse fim de semana, foi motivo para uma
série de comentários na rede. A matéria dava conta da reforma nas escolas
municipais, nesse início de ano letivo.
Um site local noticiou
que a prefeitura havia publicado matéria com imagem falsa, “pertencente a outro
município”. De acordo com o noticiado pelo site, a matéria originalmente havia
sido “publicada pela secretaria de Comunicação da prefeitura de Eunápolis, no
sul da Bahia, em 04/07/17, às 18h:50.
Preposto da prefeitura
participou dos comentários sobre a repercussão do assunto, e disse que havia a
informação, na matéria, de que a imagem era meramente ilustrativa. Já o editor do site
afirmou que essa indicação foi feita somente depois da repercussão ruim que
ganhou. São detalhes, diante do que está acontecendo.
Há exatamente um mês,
no dia 19/01, o prefeito Marcelo Brandão (DEM) disse o seguinte, no programa da
prefeitura, Papo Reto: “A prefeitura não tá aí pra pagar a ninguém pra dizer
que ela é bonitinha não, pelo amor de Deus!”, afirmou à época, exatamente com essas palavras.
Entrou numa rotunda
contradição, pois três meses antes, em outubro, sem sequer completar um ano de
gestão, e com as reiteradas queixas sobre as dificuldades que o município
estava encontrando, fizera circular pelo estado, através da Rede Bahia, uma
propaganda institucional de governo, mostrando que iria acontecer isso e aquilo
outro na cidade. São os caprichos do marketing, que muitas vezes destoam do que
é noticiável, do que tem valor jornalístico, do que já está acontecendo, e não
do que está por acontecer.
Mesas bonitinhas, com
cadeiras azuis cintilantes, como o céu em seus dias mais brilhantes, talvez
seja um símbolo da prosperidade que toda e qualquer cidade aguarda. Mas é
preciso imaginar e fantasiar menos, com coisas que são incertas. A população
está com olhares receosos e atentos pra tudo isso, já não é a mesma de tempos atrás. Razões
para esse novo comportamento estão espalhadas por aí. Os fatos gritam, ainda
que o marketing tente construir um cenário diferente.
Por Diogo Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário