segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Ipirá: O marketing e suas imagens meramente ilustrativas


A imagem que provocou a série de comentários no Facebook



Uma publicação feita na página da prefeitura na internet, nesse fim de semana, foi motivo para uma série de comentários na rede. A matéria dava conta da reforma nas escolas municipais, nesse início de ano letivo.

Um site local noticiou que a prefeitura havia publicado matéria com imagem falsa, “pertencente a outro município”. De acordo com o noticiado pelo site, a matéria originalmente havia sido “publicada pela secretaria de Comunicação da prefeitura de Eunápolis, no sul da Bahia, em 04/07/17, às 18h:50.

Preposto da prefeitura participou dos comentários sobre a repercussão do assunto, e disse que havia a informação, na matéria, de que a imagem era meramente ilustrativa. Já o editor do site afirmou que essa indicação foi feita somente depois da repercussão ruim que ganhou. São detalhes, diante do que está acontecendo.

Há exatamente um mês, no dia 19/01, o prefeito Marcelo Brandão (DEM) disse o seguinte, no programa da prefeitura, Papo Reto: “A prefeitura não tá aí pra pagar a ninguém pra dizer que ela é bonitinha não, pelo amor de Deus!”, afirmou à época, exatamente com essas palavras.

Entrou numa rotunda contradição, pois três meses antes, em outubro, sem sequer completar um ano de gestão, e com as reiteradas queixas sobre as dificuldades que o município estava encontrando, fizera circular pelo estado, através da Rede Bahia, uma propaganda institucional de governo, mostrando que iria acontecer isso e aquilo outro na cidade. São os caprichos do marketing, que muitas vezes destoam do que é noticiável, do que tem valor jornalístico, do que já está acontecendo, e não do que está por acontecer.

Mesas bonitinhas, com cadeiras azuis cintilantes, como o céu em seus dias mais brilhantes, talvez seja um símbolo da prosperidade que toda e qualquer cidade aguarda. Mas é preciso imaginar e fantasiar menos, com coisas que são incertas. A população está com olhares receosos e atentos pra tudo isso, já não é a mesma de tempos atrás. Razões para esse novo comportamento estão espalhadas por aí. Os fatos gritam, ainda que o marketing tente construir um cenário diferente.


Por Diogo Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário